Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14465
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LeonardodeOliveiraMatos_tcc.pdf8,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Preconceito racial na perspectiva dos direitos humanos : analisando a produção de textos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II
Autor(es): Matos, Leonardo de Oliveira
Orientador(es): Steinke, Sabrina
Assunto: Escolas particulares
Racismo
Discriminação na educação
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 2-Set-2016
Referência: MATOS, Leonardo de Oliveira. Preconceito racial na perspectiva dos direitos humanos: analisando a produção de textos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. 2015. 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo fazer uma investigação sobre como os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola particular do Distrito Federal, analizam a questão do preconceito racial no Brasil e em seu contexto social, no final de sua formação básica. A pesquisa terá como base o projeto “Varal da Palavra”, que proporcionará um debate acerca do racismo e do preconceito racial que culminará na produção um texto que será objeto de análise posterior. A partir da análise dos textos dos alunos, vamos perceber como esses alunos demonstram seu conhecimento sobre questões que envolvem os Direitos Humanos e se reproduzem ou não abordagens preconceituosas em sua produção escrita, em que será analizado, também, o contexto escolar deste aluno e propostas de intervenção nesta escola.
Abstract: This research aims to make a research on how students in 9th grade of elementary school II, in a private school in the Distrito Federal, analyze the issue of racial prejudice in Brazil and its social context at the end of their studies. The research will build on the Project “Clothesline of the Word”, which will provide a debate about racism and racial prejudice that culminate in producing a text that will be examined in detail later. From the analysis from the texts of the students, we will see how these students demonstrate their knowledge of issues involving human rights and reproduce or not prejudiced approaches in their written production, which will be analyzed also the school context of this student and proposals intervention in this school.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons