Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14761
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GustavoTorresAlmeida_tcc.pdf344,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de tratamento contábil do ativo imobilizado à luz da estrutura conceitual aplicada ao setor público
Autor(es): Almeida, Gustavo Torres
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Contabilidade pública
Impairment
Ativo imobilizado (Contabilidade)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 26-Set-2016
Referência: ALMEIDA, Gustavo Torres. Proposta de tratamento contábil do ativo imobilizado à luz da estrutura conceitual aplicada ao setor público. 2016. 31 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Entre os procedimentos patrimoniais exigidos no processo de convergência da contabilidade pública brasileira aos padrões internacionais, estão aqueles relacionados ao registro da reavaliação, redução a valor recuperável (impairment), depreciação, amortização e exaustão dos bens imobilizados das entidades públicas, exigindo ações por parte dos gestores patrimoniais que subsidiem o adequado registro contábil desses valores. Considerando que o acompanhamento e o controle do patrimônio público devem partir do estudo dos fenômenos e transações que o afetam, e que a estrutura conceitual pode fornecer orientação para lidar com questões que não estão dispostas nas normas e nem nas práticas contábeis, o presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de tratamento contábil do ativo imobilizado à luz da estrutura conceitual aplicada ao Setor Público. Para tratar a questão da pesquisa, foram analisados os normativos em vigor e desenvolvida uma proposta de tratamento contábil para o ativo imobilizado a partir da "Conceptual Framework for General Purpose Financial Reporting by Public Sector Entities" e da IPSAS 17 - Property, Plant and Equipment, ambas editadas pela Federação Internacional de Contadores - IFAC. Os achados do estudo mostram que no tratamento contábil do imobilizado do Setor Público brasileiro basicamente devem ser observados os mesmos critérios de mensuração, reconhecimento e evidenciação para esses bens contemplados na Teoria da Contabilidade, com exceção da utilização do valor justo (fair value) como base de valor. Ao final do estudo, é apresentada uma proposta de tratamento contábil do ativo imobilizado à luz da estrutura conceitual aplicada ao Setor Público.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons