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2015_DecioCoutoCaixeta_tcc.pdf1,59 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRodrigues, Dorisdei Valente-
dc.contributor.authorCaixeta, Décio Couto-
dc.identifier.citationCAIXETA, Décio Couto. Geografia na EJA: estratégias interdisciplinares pela inserção da tecnologia. 2015. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso da Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com Ênfase em EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto de intervenção local (PIL) tem como cerne trabalhar estratégias que dinamizem e potencializem as aulas de Geografia na EJA (Educação de Jovens e Adultos). O projeto apresenta uma prática pautada em intervenções e avaliações interdisciplinares, buscando melhorar a interpretação das questões e assimilação dos temas propostos por parte dos alunos. O trabalho interdisciplinar utiliza-se da tecnologia (TIC) para tornar as aulas mais atrativas e significativas para os alunos. A partir de uma pesquisa qualitativa, a qual o pesquisador é membro participante. Segundo Thiollent (1986). Foram planejadas aulas de Geografia em conjunto com as disciplinas de Matemática, Ciências, Língua Portuguesa e História. Este processo de ensino-aprendizagem visa facilitar a contextualização e a interdependência entre os conteúdos e disciplinas, ao passo que a assimilação dos temas trabalhados em matérias distintas contribuem para o bom rendimento dos alunos de maneira geral. Neste contexto, foram aplicadas atividades interdisciplinares com o auxílio da tecnologia, como: fotos de satélites (sensoriamento remoto), Sistema de Informações Geográficas (SIG), Sistema de Posicionamento Global (GPS) e geoprocessamento. A metodologia do projeto foi baseada na aplicação das atividades interdisciplinares, um questionário aos discentes e uma entrevista à coordenadora da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em relação às questões acadêmicas e administrativas da instituição. Durante a aplicação das atividades, foi possível levantar indagações aos alunos sobre a eficácia das estratégias utilizadas. As análises e resultados estão presentes nas considerações do trabalho que indicam que a interdisciplinaridade é uma possibilidade de qualificar as estratégias de ensino e aprendizagem na EJA.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.titleGeografia na EJA : estratégias interdisciplinares pela inserção da tecnologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-03T13:23:18Z-
dc.date.available2017-01-03T13:23:18Z-
dc.date.submitted2015-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15407-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This local intervention project (LIP) has the heart to work strategies that streamline and leverage the Geography classes in the Youth and Adult Education (YAE). The design features a practice based on interventions and interdisciplinary ratings, seeking to improve the interpretation of the issues and assimilation of the topics proposed by students. Interdisciplinary work is used technology (TIC) to make the most attractive and significant lessons to students. Geography lessons are planned in conjunction with the disciplines of Mathematics, Science, Portuguese and History. This process of teaching and learning aims to facilitate the contextualization and the interdependence between content and disciplines, whereas the assimilation of the subjects worked in different materials contribute to the good performance of students in general. In this context they were applied interdisciplinary activities with the help of technology as satellite photos (remote sensing) Geographic Information System (GIS) Global Positioning System (GPS) and geoprocessing. The project methodology was based on the application of interdisciplinary activities, a questionnaire to students and an interview with coordinator the YAE (Youth and Adult Education) in relation to academic and administrative matters of the institution. During the application of activities we could ask students about the effectiveness of the strategies used. The analyzes and results are presented in the work considerations.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2º Segmento : Ciências Humanas - Geografiapt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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