Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15753
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IrileneLuciaDeOliveiraBose_tcc.pdf806,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Surdez : um olhar sobre a aprendizagem do aluno surdo
Autor(es): Bose, Irilene Lúcia de Oliveira
Orientador(es): Martins, Linair Moura Barros
Assunto: Aprendizagem
Inclusão escolar
Surdos - educação
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: BOSE, Irilene Lúcia de Oliveira. Surdez: um olhar sobre a aprendizagem do aluno surdo. 2015. 47 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve o foco no olhar sobre a aprendizagem do aluno com o objetivo de compreender como o aluno surdo aprende. Esse estudo ocorreu em uma Escola Classe de Brasília – DF. Os sujeitos desta pesquisa foram alunos e alunas surdos de faixa etária compreendida entre oito e quinze anos. As observações e entrevistas forneceram elementos que subsidiaram esse estudo qualitativo para apurar considerações relevantes de como ocorre o aprendizado do aluno surdo. Numa escola inclusiva, as políticas oferecem suporte para diminuir a distância entre o discurso da inclusão e a realidade existente. Essa pesquisa mostrou que há pontos nevrálgicos na aprendizagem do aluno surdo, há um distanciamento entre as práticas apresentadas na sala de recursos e na sala regular, a falta de formação em Libras por partes dos profissionais, a comunicação precária entre professor e aluno. As metodologias utilizadas apresentam divergências da proposta da Secretaria de Educação efetivamente oferecidas na escola. Concluímos, com base nos dados, que a inclusão do aluno surdo ainda é um processo em construção.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons