Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16287
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariseMacedoMarinho_tcc.pdf2,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de arte a partir da análise de imagens : da visualidade a visibilidade
Autor(es): Marinho, Marize Macedos dos Santos
Orientador(es): Guimarães, Marta Mencarini
Coorientador(es): Lima, Denise Munhoz de
Assunto: Arte - estudo e ensino
Arte - apreciação
Imagens - interpretação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 17-Mar-2017
Referência: MARINHO, Marize Macedos dos Santos. O ensino de arte a partir da análise de imagens: da visualidade a visibilidade. 2014. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Palmas, 2014.
Resumo: A disciplina de arte no currículo escolar geralmente é apresentada dentro da proposta triangular, onde os eixos norteadores conhecer, apreciar e fazer norteia a aprendizagem. Na sequência desse triângulo o apreciar faz um paralelo com o maior desafio do estudante, que é realizar a observação da obra de arte. Através da pratica desenvolvida nas oficinas de análise de imagens no 9° Ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual de Tempo Integral Meira Matos, na cidade de Aparecida do Rio Negro, Tocantins, o presente trabalho buscou estabelecer a relação entre objeto e observador na qual foi permitido ao estudante dialogar com a imagem também pelo caminho da poética pela visibilidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons