Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16808
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JaquelineDosSantosMelo_tcc.pdf386,7 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.contributor.authorMelo, Jaqueline dos Santos-
dc.identifier.citationMELO, Jaqueline dos Santos. A coordenação pedagógica: espaço-tempo primordial de formação continuada. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procurou analisar as especificidades da formação continuada quando executada no interior do espaço da escola no espaço-tempo da coordenação pedagógica. O objetivo geral é apresentar uma análise das particularidades e potencialidades da formação continuada neste modelo elencando suas especificidades e a relação desse modelo de formação com a qualidade de ensino. Utilizou-se como metodologia estudo de caso acrescido de aplicação de questionários e análise documental. Os questionários foram aplicados a coordenadores e professores. A escola estudada foi a Escola Classe 02 do Paranoá e os documentos analisados foram o PPP desta instituição. Os resultados mostraram que a formação continuada na escola viabiliza o fortalecimento do coletivo de profissionais e auxilia na reflexão, atuação e intervenção destes de forma mais concisa aproximando-se do Projeto Político-pedagógico e da proposta teórica da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal. Mostraram também que a formação continuada na escola serve de aprendizagem institucional e ajuda a escola a pensar sua atuação pedagógica de forma colegiada e organizada para o todo, atendendo as necessidades da comunidade escolar e viabilizando mudanças estruturais de cunho pedagógico e administrativo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.titleA coordenação pedagógica : espaço-tempo primordial de formação continuadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-09T14:35:45Z-
dc.date.available2017-05-09T14:35:45Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16808-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoLinhares, Vânia Leila de Castro Nogueira-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons