Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16972
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FabricioGonzalesDeRezende_tcc.pdf2,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência dos materiais nas propriedades do concreto autoadensável
Autor(es): Rezende, Fabrício Gonzales de
Orientador(es): Capuzzo, Valdirene Maria Silva
Assunto: Concreto
Materiais de construção
Data de apresentação: 6-Dez-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: REZENDE, Fabrício Gonzales de. Influência dos materiais nas propriedades do concreto autoadensável. 2016. x, 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O concreto autoadensável está incluso em um grupo denominado Concretos Especiais, ele possui uma peculiaridade única de moldagem sem o uso de procedimentos mecânicos. Esta capacidade é obtida com o equilíbrio entre a fluidez e a viscosidade. A alta fluidez é alcançada com a utilização do aditivo superplastificante e a moderada viscosidade com a adição mineral com granulometria muito fina e/ou aditivos modificadores de viscosidade. Para efeito de comparação, foi produzido o concreto convencional e autoadensável. Para produzir o concreto convencional (CCV) e autoadensável (CAA), foram empregados diferentes materiais da região de Brasília-DF, avaliando-se o comportamento no estado fresco e endurecido. Para o CCV seguiu-se o método de dosagem de Helene e Terzian (1992) enquanto para o CAA foi realizado a composição do esqueleto granular utilizando o conceito de massa unitária no estado compactado juntamente com conceito da metodologia Tutikian e Dal Molin (2007). Foram realizados diferentes traços de concreto e para efeito de comparação entre CCV e CAA fixou-se a relação água material seco (H). Para o CAA realizou-se os ensaios no estado fresco de massa específica, de espalhamento, da caixa L, do funil V e índice de estabilidade visual, critério em estudo na revisão das normas de autoadensável. Para o CCV efetuou os ensaios de abatimento utilizando o tronco de cone e massa específica. Com os resultados dos ensaios do CAA no estado fresco avaliou se o mesmo atende aos requisitos de um concreto autoadensável segundo a NBR 15823:2010 e avaliou a influência dos diferentes agregados miúdos utilizados. No estado endurecido foi realizado os ensaios de módulo de elasticidade, resistência à compressão simples e resistência à tração por compressão diametral para ambos os concretos. Com os resultados dos ensaios no estado endurecido foi possível realizar um estudo comparativo do comportamento mecânico destes concretos com diferentes agregados. Os valores das propriedades mecânicas do CAA e do CCV, obtidos experimentalmente, foram comparados com os valores estimados conforme os novos critérios apresentados na NBR 6118:2014.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons