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Título: Guia de boas práticas de comunicação para lojas colaborativas
Autor(es): Macedo, Felícia Fernandes
Orientador(es): Vidal, Delcia Maria de Mattos
Assunto: Comunicação organizacional
Economia criativa
Economia colaborativa
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 31-Out-2017
Referência: MACEDO, Felícia Fernandes. Guia de boas práticas de comunicação para lojas colaborativas. 2017. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta a formulação do Guia de Boas Práticas de Comunicação para Lojas Colaborativas, um material que atua como fonte de informação e orientação sobre técnicas, estratégias, procedimentos e ações de comunicação para gestores de lojas colaborativas que estão tendo um contato inicial com a comunicação. Considerando as particularidades desses empreendimentos, o Guia apresenta, por meio de uma linguagem objetiva e simples, soluções pensadas para facilitar o planejamento, a gestão e a execução das ações de comunicação. O embasamento teórico englobou as áreas da Comunicação Organizacional, da Economia Criativa e do Consumo colaborativo. Com base em uma abordagem qualitativa e buscando maior aproximação com o objeto de estudo, foram realizadas entrevistas com os sócio-gestores das lojas colaborativas brasilienses Endossa e Mercearia. Com este Guia, espera-se ajudar as lojas colaborativas na compreensão do papel transformador e integrador da comunicação e que se desenvolva uma cultura de comunicação integrada nesses empreendimentos, orientada pelos caminhos do planejamento e guiada pelo relacionamento, de modo que se potencialize a inovação, característica do mercado criativo e colaborativo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18077
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