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dc.contributor.advisorVieira, Diego Mota-
dc.contributor.authorCampolina, Rodrigo Fernandes-
dc.identifier.citationCAMPOLINA, Rodrigo Fernandes. Um estudo etnográfico sobre a subcultura de consumo do skate longboard e seu sistema de valores. 2017. 83 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA “grande transformação” do ocidente no século XX não restringiu-se somente à revolução industrial. A “revolução do consumo”, fenômeno contemporâneo à revolução industrial, foi um dos marcos da formação da sociedade atual (SLATER, 2002). Existe um consenso entre os principais teóricos de que a sociedade ocidental vive uma cultura de consumo, na qual consumo e cultura interagem de forma intensa. Na sociedade de consumo destaca-se o surgimento das subculturas de consumo, grupos de indivíduos que se auto-selecionam com base em um comprometimento compartilhado a uma classe particular de produto, marca ou atividade de consumo. O presente estudo tem por objetivo analisar a subcultura de consumo do skate longboard, tendo em vista que Brasília é uma cidade referência para este esporte. Este trabalho apresenta natureza qualitativa e sua pesquisa foi feita através da etnografia, metodologia oriunda da antropologia. O principal procedimento de coleta de dados foi a observação participante, mas também foram utilizadas entrevistas em profundidade, registros fotográficos e análise documental com o intuito de complementar o que foi observado. Os resultados, interpretados por meio da análise de conteúdo, caracterizaram as linguagens, rotinas, rituais, modo de expressão, hierarquia dos membros e o sistema de valor da subcultura de consumo do skate longboard. O estudo também mostrou a influência dos sistema de valores nas características que definem a subcultura do longboard.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordGrupos sociaispt_BR
dc.subject.keywordConsumo (Economia)pt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - valores sociaispt_BR
dc.subject.keywordSociedade de consumopt_BR
dc.subject.keywordSkate (Esporte)pt_BR
dc.titleUm estudo etnográfico sobre a subcultura de consumo do skate longboard e seu sistema de valorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-10-31T12:30:13Z-
dc.date.available2017-10-31T12:30:13Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18107-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18107pt_BR
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