Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18769
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EilerRodrigoMendesLemos_tcc.pdf1,98 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGuimarães, Ana Maria Agra-
dc.contributor.authorLemos, Eiler Rodrigo Mendes-
dc.identifier.citationLEMOS, Eiler Rodrigo Mendes. A criação de dramatúrgia na sala de aula: uma abordagem teatral. 2017. 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso em Artes Cênicas apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação à Docência- PIBID, com foco na construção da dramaturgia em sala de aula a partir da readaptação de obras literárias por alunos cursando o terceiro ano do ensino médio no Centro de Ensino Médio Setor Leste, Brasília-DF. Essa abordagem discorre sobre o fazer teatral em uma troca significativa entre professor, aluno e escola, que vai ao encontro das problemáticas do texto motivador e as vivências do grupo durante a montagem. A exploração da obra literária vem incentivar e aguçar um novo molde criativo do contexto, abrindo espaço para questionamento do “eu” poético no enredo dramatúrgico. O projeto propicia um plano metodológico sequencial montado estrategicamente para abordar e estimular a criação do texto a partir de questionamento da obra. São utilizados jogos de interação em grupo; contação de histórias, o uso de objetos inanimados, por fim a reestruturação da obra com fragmentos textuais criados pelos alunos. Ao longo da experimentação, o aluno entra em contato com diversas estruturas artísticas que servem de norte a sua autoria: livros, desenhos, filmes, artes plásticas, imagens, material teórico e fatos do cotidiano. A pesquisa segue fluxo estruturado em referenciais de autores e arte educadores do teatro, que dão suporte teórico ao decorrer do desenvolvimento. Ao final do processo, o aluno terá contato com a própria criação, reconhecendo sua autoria, passando de espectador a autor, na terminologia de Augusto Boal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDramaturgiapt_BR
dc.subject.keywordJogospt_BR
dc.subject.keywordLiteraturapt_BR
dc.subject.keywordSocializaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro na educaçãopt_BR
dc.titleA criação de dramatúrgia na sala de aula : uma abordagem teatralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-20T20:17:40Z-
dc.date.available2017-12-20T20:17:40Z-
dc.date.submitted2017-12-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18769-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons