Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19038
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JessikaSamanthaDalOstoFlores.pdf7,61 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Amaralina Miranda de-
dc.contributor.authorFlores, Jéssika Samantha Dal'Osto-
dc.identifier.citationFLORES, Jéssika Samantha Dal'Osto. Compreendendo o papel do pedagogo no atendimento de crianças e adolescentes no ambiente hospitalar. 2017. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA pedagogia hospitalar surge da necessidade de promover o atendimento pedagógico -educacional a crianças e adolescente hospitalizados. Contudo, percebe-se que seu suporte vai além do ato de favorecer a continuidade da escolarização para crianças e jovens no espaço hospitalar. O profissional da educação no ambiente do hospital agrega competências, habilidades e contribui para a visão, que antes era voltada para a doença, para um conceito que abrange o indivíduo em sua totalidade. O presente trabalho teve como questão norteadora identificar o papel do pedagogo no ambiente hospitalar e buscou compreender através da pesquisa qualitativa a pedagogia hospitalar em alguns dos seus aspectos, como: seu conceito, sua forma de atuação e a contribuição dada pelo profissional da educação enquanto integrante da equipe multidisciplinar no contexto hospitalar. E teve como fundamento os estudos realizados na disciplina Introdução à Classe Hospitalar, a experiência adquirida durante a prática pedagógica supervisionada no Projeto 4 - desenvolvida no Hospital Universitário de Brasília, que contou com uma carga horária de 90 horas, a revisão teórica de autores, como: Matos e Mugiatti, Fonseca, Esteves, Souza, Ceccim, Silva, Ortiz e Freitas, além da observação participante e entrevistas semiestruturadas aplicadas com educadores de três Classes Hospitalares e uma brinquedoteca, presentes em hospitais públicos do Distrito Federal, foi possível investigar como ocorre o trabalho do pedagogo com a equipe. A análise dos resultados, permitiu elucidar que, em sua grande maioria, o trabalho realizado não é feito de maneira integrada ou participativa. Conclui-se, que apesar de estudos que demonstram a importância e a necessidade de um atendimento integral esse não vem ocorrendo nas classes hospitalares, é fundamental que a proposta de atendimento interdisciplinar seja concretizada através da participação colaborativa entre pedagogos e profissionais da saúde e que se criem espaços interinstitucionais organizados que favoreçam a integração das equipes de trabalho. Desenvolver uma atuação integrada, apresenta uma nova percepção acerca do sujeito global e isso influencia de maneira positiva na recuperação física e psíquica de crianças e jovens enfermos hospitalizados. Estar atento e trabalhar essas características de forma conjunta e interdisciplinar possibilita ressignificar a hospitalização.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordCrianças hospitalizadaspt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes - cuidados médicospt_BR
dc.titleCompreendendo o papel do pedagogo no atendimento de crianças e adolescentes no ambiente hospitalarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-17T18:25:29Z-
dc.date.available2018-01-17T18:25:29Z-
dc.date.submitted2017-12-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19038-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Hospital pedagogy arises from the need to promote pedagogical-educational assistance to hospitalized children and adolescents. However, it can be seen that its support goes beyond the act of promoting the continuity of schooling for children and young people in the hospital space. The education professional in the hospital environment adds skills, abilities and contributes to the vision, which was previously focused on the disease, for a concept that covers the individual in its entirety. The present work sought to understand hospital pedagogy in some of its aspects, such as: its concept, its way of acting and the contribution given by the education professional as a member of the multidisciplinary team in the hospital context. It was based on the studies carried out in the Introduction to the Hospital Class, the experience acquired during the pedagogical practice supervised in Project 4 - developed at the University Hospital of Brasília, which had a 90 hour workload, the theoretical revision of authors, as Matos and Mugiatti, Fonseca, Esteves, Souza, Ceccim, Silva, Ortiz and Freitas, besides the participant observation and semistructured interviews applied with educators of three Hospital Classes and a toy library, present in public hospitals of the Federal District, it was possible to investigate how the pedagogue's work with the team occurs. The analysis of the results allowed to elucidate that, for the most part, the work done is not done in an integrated or participative way. It is concluded that despite studies that demonstrate the importance and necessity of an integral care that is not occurring in the hospital classes, it is fundamental that the proposal of interdisciplinary care be realized through the collaborative participation between pedagogues and health professionals and that create organized inter-institutional spaces that favor the integration of work teams. Developing an integrated action, presents a new perception about the global subject and this influences in a positive way the physical and psychic recovery of hospitalized children and youngsters. Being attentive and working these characteristics together and interdisciplinary makes it possible to re-signify the hospitalization.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons