Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19131
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_KassiaPriscilaDaSilvaJube_tcc.pdf788,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A produção acadêmica educacional brasileira e a questão da função docente : analisando os extratos Qualis Capes A1 e A2
Autor(es): Jubé, Kássia Priscila da Silva
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Professores
Produção científica
Professores - formação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 22-Jan-2018
Referência: JUBÉ, Kássia Priscila da Silva. A produção acadêmica educacional brasileira e a questão da função docente : analisando os extratos Qualis Capes A1 e A2. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a questão da função docente na produção acadêmica educacional a partir da apreciação dos artigos dos extratos A1 e A2 relacionados dos últimos 7 anos (2010 – 2016). Trata-se de um estudo bibliográfico. A metodologia aplicada da análise dos artigos foi uma abordagem sócio-histórica. Foram analisados artigos que tem a docência (função docente) como objeto de estudo claro; artigos que ao falar de outro objeto se baseiam por um conceito de docência; artigos que discutem formação, exercício profissional docente e falam superficialmente da docência. Além disso, foram verificados quais os níveis e etapas que a análise da docência mais aparece. Foi possível concluir que as perspectivas da função docente são debatidas na produção acadêmica educacional brasileira de forma pouco relevante, é preciso investir no ensino da docência enquanto promotora da transformação, reescrevendo a posição que muitos vivenciam no contexto escolar.
Abstract: The objective of this job is analyzing the role of teacher in educational academic production as of the appreciation of articles from extracts A1 and A2 related in the last 7 years (2010 – 2016). It is a bibliographic study. There were analyzed the articles that their object of study is the teaching (teaching function); which are based on a concept of teaching when they are talking about another subject; which discuss about formation, teaching prefessional exercise, and articles that talk slightly about teaching. Moreover, it was verified which are the most common levels and steps of teaching analyse. It was possible to conclude that is necessary investing in teaching as a transformation provider, rewritting the position that many people live in the school context.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons