Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19398
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ValeriaVenturaBarreiros_tcc.pdf735,89 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorBarreiros, Valéria Ventura-
dc.identifier.citationBARREIROS, Valéria Ventura. Um olhar sobre as contribuições de um projeto de cooperação técnica entre o Brasil e a OEI na educação superior. 2014. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata do processo de cooperação técnica internacional, sua base teórica e história recente. Situando o Brasil neste contexto, relata parte desta trajetória e os agentes que integram o universo de interação entre organismos internacionais e o Governo Federal no campo da educação. O objeto da pesquisa é a analise do projeto de cooperação técnica internacional “Atualização dos Processos de Gestão e Avaliação de Políticas e Programas de Educação Superior no Brasil” entre a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI e o Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Superior no Brasil, verificando se seus objetivos foram cumpridos e quais as suas contribuições para a política pública. Utilizando o resultado da avaliação do alcance dos resultados e atividades do projeto, foi possível refletir sobre as contribuições da cooperação técnica internacional à educação superior brasileira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordCooperação internacionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.titleUm olhar sobre as contribuições de um projeto de cooperação técnica entre o Brasil e a OEI na educação superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-19T10:52:35Z-
dc.date.available2018-02-19T10:52:35Z-
dc.date.submitted2014-12-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19398-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study refers to international cooperation, its basic theory and history. Placing Brazil in this process, it refers to its’ path and to the actors of this universe of interaction between international cooperation agencies and the Federal Government in the field of Education. The goal of this research is to analyze the technical cooperation project “Updating the Management and assessment Process of Policies and Programs on Higher Education in Brazil”, implemented by the Organization of Ibero American States for Education, Science and Culture and the Ministry of Education - Department of Higher Education– examining whether its objectives were achieved and their benefits for higher education policies. By evaluating the achieved of proposed results and activities implementation, it analyzes the contribution of this specific international technical cooperation project to higher education in Brazil.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons