Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19589
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IgorDonizethRezendeBernardes.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Experimentação no ensino de química para a Educação do Campo : produção de sabão a partir da castanha de baru (Dipteryx Alata)
Autor(es): Bernardes, Igor Donizeth Rezende
Orientador(es): Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza
Assunto: Baru
Experimentação
Sabão - produção
Data de apresentação: 12-Dez-2017
Data de publicação: 6-Mar-2018
Referência: BERNARDES, Igor Donizeth Rezende. Experimentação no ensino de química para a Educação do Campo: produção de sabão a partir da castanha de baru (Dipteryx Alata). 2017. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O trabalho ora apresentado resulta do estudo relacionado à experimentação no ensino de Química para a Educação do Campo, na perspectiva da produção de sabão de baru (Dipteryx Alata) possibilitando a utilização e o aproveitamento dos rejeitos do processo de beneficiamento da castanha de baru. Tal experimentação trata-se de possível recurso didático que tanto aborda o conteúdo de Química do Ensino Médio, da Educação Básica no Campo, quanto utiliza matéria prima do cotidiano dos educandos, visto que muitas pesquisas mostram que a experimentação no ensino de química e o vínculo com a realidade efetivam a práxis educacional. Assim, este trabalho objetiva apresentar a experimentação na educação básica, numa proposta pedagógica que tem a finalidade de destacar o papel central da atividade prática nas relações educacionais e sociais visando a transversalidade do trabalho didático de uma forma mais ampla. Nesse contexto, a revisão bibliográfica aqui apresentada aborda sobre conteúdos e práticas pedagógicas no ensino de química, e da produção de sabão buscando a inovação e o reaproveitamento dos materiais utilizados, além de vincular a química do sabão, a realidade dos educandos e as práticas tradicionais da comunidade. Num reconhecimento de que a população do campo precisa e merece uma educação que esteja voltada aos seus interesses e à sua realidade local.
Abstract: The present work results from the study related to the experimentation in the teaching of Chemistry for Field Education, from the perspective of baru soap production (Dipteryx Alata) making possible the use and the use of the tailings of the baru chestnut processing process. This experimentation is about a possible didactic resource that addresses both the content of Chemistry of High School Basic Education in the Field and uses the daily raw material of the students, since many research shows that experimentation in teaching chemistry and the link with reality practice educational praxis. Thus, this paper aims to present the experimentation in basic education in a pedagogical proposal that has the purpose of highlighting the central role of practical activity in educational and social relations aiming at the transversality of didactic work in a broader way. In this context, the bibliographic review presented here deals with contents and pedagogical practices in the teaching of chemistry, and the production of soap seeking innovation and reuse of the materials used, in addition to linking soap chemistry and the reality of learners and traditional practices community. In recognition that the rural population needs and deserves an education that is focused on their interests and local reality.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons