Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20482
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasMartinsGontijoSoares_tcc.pdf3,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação das propriedades da argamassa com utilização de sílica ativa densificada e não-densificada
Autor(es): Soares, Lucas Martins Gontijo
Orientador(es): Capuzzo, Valdirene Maria Silva
Assunto: Materiais de construção
Cimento Portland
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 3-Ago-2018
Referência: SOARES, Lucas Martins Gontijo. Avaliação das propriedades da argamassa com utilização de sílica ativa densificada e não-densificada. 2017. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Nos últimos tempos, a sílica ativa tem sido um material muito utilizado na construção civil, sendo usada para aumentar a resistência do concreto, diminuir a exsudação e aumentar a sua coesão. Ela pode ser utilizada em dois tipos: densificada e não-densificada. A sílica ativa densificada possui uma densidade maior, fazendo com que seu manuseio e transporte sejam facilitados. A sílica ativa não-densificada é a sílica que aparece naturalmente nos fornos de produção de silício e ligas de ferro-silício, entretanto sua densidade é muito menor. Para a sílica passar do estado não-densificada para densificada, é necessário um processo de densificação, em que as partículas ficam em flutuação em um silo com uma temperatura menor que a sua temperatura de fusão. Poucos estudos mostram as diferenças nos efeitos dos dois tipos de sílica ativa. Logo este trabalho tem como intuito observar se a sílica ativa densificada possui efeito diferente da sílica ativa não-densificada. Foram realizados diversos testes em cimento, sílica ativa, pastas de cimento e argamassas. Inicialmente, a diferença entre a areia normal e a areia natural foi observada em um ensaio de compressão de argamassas. A caracterização do cimento foi feita através dos testes de tempo de pega, massa específica e fluorescência de raios-X. A caracterização da sílica ativa foi realizada através de ensaios de massa específica, de análise de fluorescência de raios-X e microscopia eletrônica de varredura. Os ensaios em pastas de cimento foram difração de raios-X e microscopia eletrônica de varredura. Argamassas com traços sem sílica, com sílica ativa densificada, com sílica ativa não-densificada, e com sílicas ativas densificada e não-densificada dispersas por ultrassom passaram por ensaios de resistência à compressão em 7, 14 e 28 dias. As argamassas com areia natural apresentaram maior resistência que as argamassas de areia normal, sendo de 12,1% a 37,5% maior. As argamassas e pastas com sílica ativa nãodensificada apresentaram características muito próximas às das argamassas e pastas com sílica ativa densificada, tanto em análises mecânicas quanto microestruturais. A maior diferença de resistência mecânica foi de apenas 3,3 MPa. A dispersão por ultrassom propiciou melhora na microestrutura das pastas com sílica ativa não-densificada, mas não mudou muito as pastas com sílica ativa densificada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons