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2018_MariaLuisaMirandaLauria_tcc.pdf5,13 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorOliveira, Marcos Honorato de-
dc.contributor.authorLauria, Maria Luisa Miranda-
dc.identifier.citationLAURIA, Maria Luisa Miranda. Avaliação dos viadutos do eixo rodoviário sul de Brasília pela metodologia GDE/UnB. 2018. 128 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.pt_BR
dc.description.abstractOs viadutos de concreto armado são Obras de Arte Especiais (OAEs) importantes no transporte de cargas e pessoas, o desempenho desta estrutura é afetado por ações de intempéries, ocasionando patologias e influenciando na durabilidade e vida útil. A falta de acompanhamento das condições estéticas e estruturais dos viadutos facilita o surgimento e agravamento de patologias, podendo ocasionar danos graves, como perda de capacidade resistente e desabamento. Este estudo avalia a aplicação da metodologia do Grau de Deterioração Estrutural da Universidade de Brasília (GDE-UnB), para análise do estado de conservação dos viadutos do Eixo Rodoviário Sul, em Brasília. Esta metodologia possibilita a classificação do grau de deterioração estrutural por meio de inspeções visuais e formulações. Os resultados obtidos foram condizentes com a realidade observada nas estruturas, demonstrando a eficácia da metodologia. Além disso, os valores obtidos para grau de deterioração estrutural possibilitam a classificação das estruturas prioritárias na tomada de ações de intervenção e recuperação estrutural.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConcreto armadopt_BR
dc.subject.keywordAnálise estruturalpt_BR
dc.subject.keywordObras de arte especiais (Engenharia)-
dc.titleAvaliação dos viadutos do eixo rodoviário sul de Brasília pela metodologia GDE/UnBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-18T13:59:27Z-
dc.date.available2019-02-18T13:59:27Z-
dc.date.submitted2018-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21451-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Reinforced concrete viaducts are important Special Engineering Structures for the transportation of loads and people, these structures have its performance affected by weathering, causing pathologies and influencing durability and service life. Therefore, servicing these structures is essential to maintaining structural integrity and functionality. Failure to follow the aesthetic and structural conditions of the viaducts facilitates the appearance and aggravation of pathologies, which can cause serious damage, such as loss of capacity and collapse. This study evaluates the application of the Structure Deterioration Degree methodology of University of Brasilia (GDE-UnB), to analyze the conservation status of the viaducts of the Eixo Rodoviário Sul, in Brasília. This methodology makes it possible to classify the degree of structural deterioration through visual inspections and formulations. The results obtained were consistent with the reality observed in the structures, demonstrating the effectiveness of the methodology. In addition, the values obtained for the degree of structural deterioration allow the classification of priority structures in the intervention actions and structural recovery.pt_BR
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