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Título: Espelho, espelho meu : o culto ao corpo e a promoção de ideais de beleza no Instagram e os efeitos sobre a autoimagem corporal das mulheres
Autor(es): Silva, Maria Letícia de Melo
Assunto: Instagram (Rede social on-line)
Influenciadores digitais
Beleza feminina (Estética)
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 28-Mai-2019
Referência: SILVA, Maria Letícia de Melo. Espelho, espelho meu: o culto ao corpo e a promoção de ideais de beleza no Instagram e os efeitos sobre a autoimagem corporal das mulheres. 2018. 141 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Com foco no Instagram, plataforma de rede social que tem no Brasil a sua segunda maior base de usuários da rede, com 50 milhões de brasileiros ativos mensais, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a difusão de imagens a partir do fenômeno fitness nesta rede social e pesquisar como tal fator pode contribuir para a prática do culto ao corpo e a promoção de ideais de beleza feminina na contemporaneidade. Para tanto, será analisada também a construção histórica do corpo feminino com vistas a verificar a formação dos ideais de beleza da mulher desde a antiguidade até a sociedade contemporânea. Somado a isso, serão verificados os possíveis efeitos dessa difusão de imagens sobre a autoimagem corporal das mulheres que são expostas a este tipo de conteúdo a partir de uma pesquisa de campo tendo como corpus 15 estudantes do ensino superior, moradoras do Distrito Federal, com idade entre 18 e 24 anos, usuárias do Instagram. A metodologia empreendida baseia-se em uma análise qualitativa acerca dos possíveis reflexos do fenômeno estudado sobre a percepção das mulheres acerca dos seus próprios corpos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.
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