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dc.contributor.advisorBuzar, Edeilce Aparecida Santos-
dc.contributor.authorFerreira, Tatiana da Silva-
dc.identifier.citationFERREIRA, Tatiana da Silva. Projeto português para surdos-pops: uma experiência em uma escola de Taguatinga / DF. 2017. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou resgatar por meio de processos de investigação, fatores que conduziram uma escola polo de educação de surdos ter visibilidade no momento histórico da transição da educação especial para a educação inclusiva. Assim, tem por objetivo registrar fatos que foram importantes durante a trajetória da própria escola, e de se fazer reconhecer a importância que ela teve na construção da história da educação inclusiva de surdos do DF.A metodologia utilizada foi a de pesquisa qualitativa na qual foram retirados os relatos das professoras idealizadoras e participantes do projeto de inclusão que a escola fez parte.A intencionalidade da análise dos dados foi de reativar o princípio de inclusão,e de que maneira teve bom resultado no trabalho que se realizou na escola e posteriormente a outras. Foi observado com cuidado a necessidade dos alunos surdos em terem material pedagógico exclusivamente para eles, fazendo que com isso fosse elaborado criteriosamente, por meios de recursos estratégicos as aulas ministradas. Concluiu-se que esse enfrentamento das docentes teve forte impacto naquele ambiente escolar, observando os critérios de identidade e cultura surda em um espaço pioneiro com a temática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleProjeto português para surdos-pops : uma experiência em uma escola de Taguatinga / DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T11:45:41Z-
dc.date.available2019-06-04T11:45:41Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22097-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research had as its objective to highlight the relevance of educational actions aimed at death students inside the Federal District (DF). In this sense, we highlighted the Project of the Teaching of Portuguese to Death People (Projeto de Ensino de Português para Surdos - POPS) as an example of this type of pedagogical practice that was developed in a school that is a center of inclusive education inside the context of Taguatinga - DF during the period of 2002 and 2006. With that purpose, a qualitative research was made through the analysis of documents of the project as well as through semi-open interviews with the teachers who coordinated and executed the mentioned project. The POPS - Project of the Teaching of Portuguese to Death People has had great importance in the history of the education of death people in Taguatinga - DF, once it had as its main objective the teaching of the Portuguese language on its written modality as a second language to death students, starting from the Sign language. The project has contributed to the linguistic development in the Portuguese language of death students to the extent that it was used as a model for other public schools. It is concluded that the work of the teachers inside this context had a strong impact on that school environment in light of the historical moment and the death identity and cultural criteria.pt_BR
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