Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22331
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_VladimirCorreaFonseca_tcc.pdf3,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A interface entre as artes visuais e as poéticas da cena
Autor(es): Fonseca, Vladimir Corrêa
Orientador(es): Costa, Sandra Regina Santana
Assunto: Educação patrimonial
Teatro
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 27-Ago-2019
Referência: FONSECA, Vladimir Corrêa. A interface entre as artes visuais e as poéticas da cena. 2018. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2018.
Resumo: Nesse trabalho valorizamos a visualidade e reafirmamos a importância da educação patrimonial, cultural e artística dentro da Escola Estadual “Antônio Olympio” (Barretos / São Paulo) sobre os mais diversos aspectos, instigando alunos e alunas através de uma oficina teatral, incluindo uma leitura dramática e entrevistas, a vivenciarem e repensarem a interface entre as artes visuais e as poéticas da cena. É necessário argumentar que propomos não apenas um estudo de imagens por meio das obras de Candido Portinari e de Graciliano Ramos, contando também com as reflexões de Augusto Boal, Maciel e Barbato, Pelegrini e outros(as) autores(as) mas também investigar o homem e um encontrar de condições internas de mudanças que permitam a transformação de seu histórico pessoal e social. Urge enfrentar desafios, e buscar questionamentos e discussões sobre a nossa cultura hegemônica, e suas ações efetivas, dentro e fora da escola que nos permita rever e repensar o ser humano, além de sua pseudo aparência, resgatando-o holisticamente.
Abstract: In this work we value visuality and reaffirm the importance of heritage, cultural and artistic education (within the State School "Antônio Olympio" - Barretos / São Paulo) on the most diverse aspects, encouraging students through a theatrical workshop (including a reading dramatic and interviews) to experience and rethink the interface between the visual arts and the poetics of the scene. It is necessary to argue that we propose not a study of images, through the works of Candido Portinari and Graciliano Ramos, also counting on the works of Augusto Boal, Maciel and Barbato, Pelegrini and other authors to investigate the man and a finding of internal conditions of changes that allow the transformation of his personal and social history. It is urgent to face challenges, and to seek questions and discussions about our hegemonic culture, and its effective actions, inside and outside the school that allow us to review and rethink the human being, besides his pseudo appearance, rescuing him holistically.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22331
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.