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Título: Jogos educativos online como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e letramento
Autor(es): Silva, Ariel Cristina Leal da
Orientador(es): Oliveira, Paula Gomes de
Assunto: Alfabetização
Jogos educativos
Aprendizagem
Data de apresentação: 4-Jun-2019
Data de publicação: 7-Nov-2019
Referência: SILVA, Ariel Cristina Leal da. Jogos educativos online como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e letramento. 2019. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo teve por norte responder o seguinte questionamento: os jogos online auxiliam no processo de alfabetização e letramento de crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental? Neste sentido, com base nas teorias de alfabetização (MORAIS, 2005), letramento (SOARES, 2002; BARTON, 1994) e psicogênese da língua escrita (FERREIRO; TEBEROSKY, 1991), fizeram-se análises e utilização em intervenções e jogos educativos online, a fim de perceber como tais jogos podem auxiliar as crianças no desenvolvimento de suas relações com a leitura e escrita na modalidade digital, suas dificuldades e hipóteses na aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética e como podem ser aproveitados ao máximo pelo professor alfabetizador. Concluiu-se que se tem disponível na internet jogos de diferentes temas e disciplinas que podem, muito além da alfabetização e do letramento, auxiliar nos conhecimentos das outras disciplinas trabalhadas pelo professor em sala de aula, uma vez que as possibilidades de uso destes são muitas, podendo ser muito bem aproveitados.
Abstract: The present study had to answer the following question: do online games assist in the process of literacy and literacy of children in the first year of Elementary School? In this sense, based on the theories of literacy (MORAIS, 2005), literacy (SOARES, 2002; BARTON, 1994) and psychogenesis of the written language (FERREIRO; TEBEROSKY, 1991) , in order to understand how such games can help children develop their relationships with reading and writing in the digital mode, their difficulties and hypotheses in learning the Alphabetical Writing System and how they can be used to the fullest by the literacy teacher. It was concluded that there are games on different topics and disciplines available that can, besides literacy and literacy, help in the knowledge of the other disciplines worked by the teacher in the classroom, since the possibilities of using these are many , and can be used very well.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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