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Título: No rastro da tinta : representações demoníacas na Ordem Terceira Carmelita do Recife
Autor(es): Queiroz, Rafael Lima Meireles de
Orientador(es): Honor, André Cabral
Assunto: Pintura de ícones
Arte barroca
Arte sacra
Santa Teresa d’ Ávila
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 11-Dez-2019
Referência: QUEIROZ, Rafael Lima Meireles de. No rastro da tinta: representações demoníacas na Ordem Terceira Carmelita do Recife. 2018. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo desta monografia é realizar uma análise iconológica de três painéis alegóricos referentes à hagiografia de Santa Teresa d’Ávila, confeccionados por João de Deus e Sepúlveda para a Igreja da Ordem Terceira do Carmo do Recife, no século XVIII. Estes painéis, quando analisados em conjunto, contam-nos uma história extremamente interessante acerca dos confrontos entre Santa Teresa e os demônios que a atormentaram em vida. A presente monografia, neste texto buscará compreender qual o papel desempenhado por essas pinturas, que apresentam retratos alegóricos de figuras demoníacas, na composição harmônica e divina do ambiente sacro. Para isto, perguntamo-nos quais as significações e utilizações práticas que tais representações podem assumir no momento de sua produção e até que medida elas se relacionam com o contexto histórico na qual estão inseridas.
Abstract: This study aims to perform an iconological analysis of three allegorical panels related to the hagiography of Saint Teresa d’Ávila, made by João de Deus e Sepúlveda for the Church of the Third Order of Carmo of Recife, in the 18th century. These panels, when analyzed together, tell us an extremely interesting story about the confrontations between Saint Teresa and the demons that tormented her in life. This analysis seeks to explain the role played by the paintings that feature allegorical portrayals of demonic figures in the harmonic and divine composition of the sacred environment. To achieve this, we ask ourselves what are the meanings and practical uses that such representations can assume in the moment of their creation and to what extent they relate to the historical context in which they are inserted.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
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