Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23095
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarinaSilvaMalta_tcc.pdf2,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo sobre servitização em startups
Autor(es): Malta, Marina Silva
Orientador(es): Barbalho, Sanderson Cesar Macedo
Assunto: Startup
Modelo de negócios
Sistema produto-serviço
Inovação em serviços
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 11-Fev-2020
Referência: MALTA, Marina Silva. Um estudo sobre servitização em startups. 2019. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O interesse no estudo da servitização e no sistema produto-serviço tem crescido ao longo dos anos, porém existe uma lacuna nesse estudo considerando as startups. Um questionário de investigação foi aplicado, em que foram coletadas dezenove respostas de startups. Dez dessas dezenove empresas ofertam serviços agregados aos seus produtos e a partir de uma análise descritiva chegou-se a um perfil dessas startups, que se mostrarão com uma estratégia voltada a servitização. Elas têm como principal área de negócios voltada a tecnologia da informação, uma estratégia para comercialização do produto voltada para a venda da posse do produto e uma estratégia de comercialização dos serviços com valores fixos para os serviços. O principal serviço ofertado foi o monitoramento remoto do produto, com tecnologias habilitadoras por internet móvel (App/Web) e internet das coisas (IoT). Foram identificadas que essas empresas tem como vantagem a estratégia a servitização visando o aumento potencial na receita ao longo do ciclo de vida do produto e uma relação mais próxima com seus clientes.
Abstract: The interest in the study of servitization and the product-service system in companies has growing lately, but there is a gap in this study considering startups. A research questionnaire was applied, in which nineteen responses of startups were collected. Ten of these nineteen companies offer aggregated services to their products and from a descriptive analysis a profile of these startups was reached, which are with a tendency towards a strategy focused on servitization. Mostly of the startups are in the area of activity focused on information technology, a product marketing strategy aimed at the sale of product ownership and a strategy of marketing services with fixed values for services. The main service offered was the remote monitoring of the product, with enabling technologies for mobile internet (App / Web) and internet of things (IoT). It was identified that these companies have the advantage of the strategy of servicing the potential increase in revenue throughout the product life cycle and a closer relationship with its customers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons