Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24309
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MatheusCarvalhoAndrade_tcc.pdf2,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização de sistemas de informações geográficas para gestão inteligente da poluição urbana resultante do tráfego veicular
Autor(es): Andrade, Matheus Carvalho
Orientador(es): Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto: Cidades inteligentes
Poluição
Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Data de apresentação: 14-Fev-2019
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: ANDRADE, Matheus Carvalho. Utilização de sistemas de informações geográficas para gestão inteligente da poluição urbana resultante do tráfego veicular. 2019. xii, 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A ocupação das cidades e o aumento expressivo do número de automóveis circulando nos centros urbanos causam graves prejuízos para a qualidade de vida e da mobilidade. A poluição representa uma consequência direta de tal problema, podendo causar doenças a pessoas frequentemente expostas e diminuindo a qualidade do ar. Com o intuito de solucionar ou minimizar problemas relacionados ao tráfego, governos e gestores têm adotado Sistemas Inteligentes de Transportes fundamentados em modelos e conceitos de Cidades Inteligentes. Nesse contexto, o presente trabalho tem como principal objetivo utilizar sistema de informações geográficas como ferramenta de apoio a gestão inteligente da qualidade do ar das vias no Distrito Federal (SIGArDF), em particular das avenidas W3 Sul e W3 Norte. O modelo se baseia em técnicas de análise espacial, dados de fluxo veicular dos controladores de velocidade e métricas para avaliação da qualidade do ar. A metodologia aplicada permitiu a criação de cenários por meio de representações espaciais. Isso possibilitou a análise da poluição na área de estudo, identificando os grupos de risco e correlacionando com a oferta de atrativos geradores de tráfego.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.