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dc.contributor.advisorAndrade, Michelle-
dc.contributor.authorHeider, Giovana Assis-
dc.identifier.citationHEIDER, Giovana Assis. Avaliação da acidentalidade viária em função das condições gerais das rodovias. 2018. ix, 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA acidentalidade viária é a causa de morte de 45 mil pessoas a cada ano no Brasil. Programas de segurança viária podem ter basicamente dois tipos de gerenciamento: tratamentos reativos ou tratamentos proativos. Este projeto busca investigar se é possível desenvolver um método de tratamento de acidentes pró-ativo com a utilização de uma pesquisa realizada anualmente, cuja consulta é pública e gratuita. O presente trabalho realiza um estudo da relação entre a Acidentalidade Viária e a avaliação de rodovias na Pesquisa CNT de Rodovias (CNT, SEST e SENAT, 2017). Para isso, comparou-se o resultado da pesquisa com a ocorrência de acidentes de dois trechos de rodovias no Distrito Federal, a BR-25/DF1 e a DF-250/BR-479 de acordo com o banco de dados da PRF e do DER/DF, e com a avaliação do Índice de Segurança Potencial (ISP) proposta por Nodari (2003). A segurança viária da rodovia foi associada com seus elementos físicos, de forma a tentar entender sua influência na acidentalidade, de maneira qualitativa. O estudo permitiu verificar que a rodovia com pior avaliação na Pesquisa CNT de Rodovias apresentou, de fato, uma taxa mais elevada de acidentes e um ISP inferior ao da rodovia com melhor avaliação na Pesquisa. No entanto, para alcançar resultados mais confiáveis, recomenda-se a realização da comparação de mais de rodovias, pois assim, será possível fazer uma avaliação estatística dos resultados obtidos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRodovias - infraestruturapt_BR
dc.subject.keywordSegurança viáriapt_BR
dc.subject.keywordAcidentes de trânsitopt_BR
dc.titleAvaliação da acidentalidade viária em função das condições gerais das rodoviaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-29T22:38:30Z-
dc.date.available2020-06-29T22:38:30Z-
dc.date.submitted2018-12-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24318-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Road accident is the cause of death of 45 thousand people each year in Brazil. Road safety programs may have basically two types of management: reactive treatments or proactive treatments. This project if it is possible to develop a proactive method of accident with the use of a research that is performed annually and which the consultation is public and free. The present work performs a study of the association between road accident and the evaluation of roads in the CNT Research of Roadways (CNT, SEST and SENAT, 2017). For that, it will be compared for two roadways, the BR-251 and the DF-250/BR-479, the results of the research with the Federal Highway Police (PRF) database and evaluation of the Safety Potential Index (PSI), proposed by Nodari (2003). The road safety was associated with its physical elements, in order to understand its influence on the accidentallity, in a qualitative way. The study allowed to verify that the roadway with the worst evaluation on the CNT Research of Roadway presented, in fact, a higher rate of accidents and a lower PSI than the roadway than the roadway with the best evaluation. However, in order to achieve more reliable results, it is recommended to carry out the comparison of a larger number of roads, so that it will be possible to make a statistical evaluation of the results obtained.pt_BR
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