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Título: Potenciais contribuições da economia comportamental para redução da evasão e abandono escolar
Autor(es): Rodrigues, Lorena dos Santos
Orientador(es): Cechin, Andrei Domingues
Assunto: Economia comportamental
Evasão escolar
Políticas públicas
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: RODRIGUES, Lorena dos Santos. Potenciais contribuições da economia comportamental para redução da evasão e abandono escolar. 2018. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O Brasil apresenta algumas características próprias de países em desenvolvimento, entre as quais, enormes desigualdades na distribuição da renda e deficiências no sistema educacional, tais como: evasão e baixa qualidade. Há atualmente aproximadamente 10 milhões de jovens entre 15 e 17 anos que segundo a legislação deveria obrigatoriamente estar na frequentando à escola. Porém, 1,5 milhão nem sequer se matricula e outros 0,7 milhão abandonam a escola antes do final do ano letivo. Como resultado dessa elevada evasão e abandono, apenas 6,1 milhões concluem o ensino médio com no máximo um ano de atraso (INSPER, 2017). Diante de números tão alarmantes, o presente trabalho teve como objetivo geral identificar as potenciais contribuições da Economia Comportamental para as políticas públicas de redução da evasão/ abandono no Brasil. As reflexões feitas nessa monografia indicam que a Economia Comportamental pode contribuir muito para a formulação de políticas públicas no Brasil e que atualmente ainda é subutilizada.
Abstract: Brazil presents some characteristics of developing countries, including enormous inequalities in the distribution of income and deficiencies in the educational system, such as: evasion and low quality. There are currently approximately 10 million young people between 15 and 17 years of age who, according to legislation, should be attending school. However, 1.5 million does not even enroll and other 700,000 leave school before the end of the academic year. As a result of this high dropout and abandonment, only 6.1 million conclude high school with a maximum of one year of delay (Insper, 2017). Faced with such alarming numbers, the present work had as general objective to identify the potential contributions of Behavioral Economics to public policies to reduce dropout/abandonment in Brazil. The reflections made in this paper show that Behavioral Economics may contribute to the elaboration of public policy in Brazil and that nowadays it is still underused.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2018.
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