Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24537
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnnaRafaellaTschiedelBerg_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)445,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atuação dos burocratas de rua com foco na disciplina de Introdução à Economia : Universidade de Brasília
Autor(es): Berg, Anna Rafaella Tschiedel
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Reuni
Ensino - qualidade
Universidade de Brasília (UnB)
Análise estatística
Disciplina curricular
Data de apresentação: 2-Jul-2019
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: BERG, Anna Rafaella Tschiedel. Atuação dos burocratas de rua com foco na disciplina de Introdução à Economia: Universidade de Brasília. 2019. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo teve como objetivo a análise da disciplina de Introdução à Economia, ofertada pelo Departamento de Economia da Universidade de Brasília, para compreender como os docentes e técnicos administrativos lidam com o aumento do número de alunos, provocado principalmente pela implantação do programa Reuni. Por meio da análise de dados estatísticos referentes à disciplina e à UnB – de 1995 a 2018 – e de questionários aplicados aos professores e técnicos administrativos, foi possível verificar o desempenho acadêmico dos alunos ao longo dos anos, com ênfase no período anterior e posterior à implantação do Reuni, bem como ter o conhecimento das principais dificuldades, desafios e opiniões dos técnicos administrativos e professores em relação à disciplina de Introdução à Economia (que faz parte de um programa integrado). O estudo teve como base teórica a gestão universitária e a teoria dos burocratas do nível de rua, a fim de estruturar da melhor forma a análise e facilitar sua compreensão. Entre os resultados obtidos, tem-se que o desempenho dos alunos da disciplina Introdução à Economia apresentou uma queda durante a implantação do Reuni; no entanto, esse cenário permaneceu apenas por um curto período de tempo e, logo em seguida verificouse que o desempenho voltou a crescer e apresentar bons resultados, conforme mostram os gráficos presentes no desenvolvimento deste trabalho. O aumento de desempenho descrito acima pode ter sido resultado de medidas tomadas pelos burocratas de rua – professores, técnicos, coordenação. Uma dessas medidas foi a elevação do número de monitores da disciplina, que antes era de aproximadamente 15 alunos, e hoje está em torno de 26. Também foi possível verificar que a maioria dos professores preferem lecionar em turmas que possuam até 70 alunos, e que, na visão deles, o alto número de alunos na sala de aula pode inviabilizar uma relação aluno-professor que possua a finalidade de tornar o ambiente da sala de aula mais agradável para a difusão do conhecimento econômico. Outras informações foram obtidas na pesquisa e estão aqui relatadas para poder contribuir na gestão da disciplina, bem como auxiliar nas futuras tomadas de decisões.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.