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Título: Jogo, criança e número : a matemática dos anos iniciais do ensino fundamental à luz dos estudos de Constance Kamii
Autor(es): Rozendo, Iara Neves
Orientador(es): Sá, Antônio Villar Marques de
Assunto: Matemática (Ensino fundamental)
Educação de crianças
Matemática - estudo e ensino
Aprendizagem
Jogos em educação - matemática
Autonomia - educação
Matemática - resolução de problemas
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: ROZENDO, Iara Neves. Jogo, criança e número: a matemática dos anos iniciais do ensino fundamental à luz dos estudos de Constance Kamii. 2019. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O tema deste trabalho de conclusão de curso é a observação do livro “A criança e o número” da autora Constance Kamii e análise de como os jogos podem auxiliar no processo de aprendizagem dos números dos estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental à luz dos estudos de Constance Kamii. Ao longo deste processo pode-se ver que seu trabalho é baseado nas ideias de Piaget, seu grande mentor. Apresentei alguns jogos baseados no livro em questão, para ver como seria o processo de aprendizado e como as crianças se comportariam podendo opinar na realização do jogo. Pudemos observar também a importância da autonomia, tanto na teoria quanto na prática. Como a relação entre as crianças é de extrema relevância para a compreensão da forma em que o entendimento da criança com regras se dá ao longo dos anos. A aplicação dos jogos, a forma de entendimento e expressão da criança foi prioridade, já que a proposta é discutir as falhas do modelo que priorizam a heteronomia. Conclui-se que, as crianças são capazes de se tornarem mediadores umas das outras. A troca de experiências é fundamental para que elas consigam exercer verdadeiramente a autonomia proposta por Piaget.
Abstract: This project aims to observe the book “The Child and the number” from the author Constance Kamii and also analyze on how games can assist in the learning process of numbers from first year’s elementary students based on Constance Kamii studies. During the process, it is possible to notice that it is inspired in Piaget's ideas, her greatest mentor. I have presented some games based in the refered book, to see how would be the learning process and how the students would behave in it, which they could give their opinion. We were also able to observe the importance of autonomy, such in the teory as in the practical field. Since the relation between the children is of vital importance to the form comprehension, the children understanding gets itself over the years. The application of the games, this kind of flexible and useful usege of understanding and expression way the priority, since the proposal it is to discuss the models flaws the prioritize the heteronomy. The conclusion is that, children are capable of becoming mediator o one each other. The Exchange of experiences is fundamental so they can truly do the autonomy brought by Piaget.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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