Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25210
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HenriqueSalesGoncalves_tcc.pdf724,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Auditoria de sistemas: uma análise da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a segurança do sigilo da informação nos processos de compras da Fundação Universidade de Brasília
Autor(es): Gonçalves, Henrique Sales
Orientador(es): Arraes, Jeremias Pereira da Silva
Assunto: Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Universidade de Brasília (UnB)
Compras públicas
Gestão de documentos
Administração pública
Licitação pública
Data de apresentação: 22-Nov-2018
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: GONÇALVES, Henrique Sales. Auditoria de sistemas: uma análise da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a segurança do sigilo da informação nos processos de compras da Fundação Universidade de Brasília. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A administração pública vem se preocupando cada vez mais em tornar os trabalhos administrativos mais eficientes. Com base nessa nova realidade, o TRF 4 lançou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em 2009. O sistema revolucionou a gestão documental pela realização da tramitação dos processos por meio digital, possibilitando maior eficiência e corte de gastos para a realização do trabalho administrativo. Desde sua criação até os dias atuais, o SEI passou a ser implantado em diversos órgãos públicos, inclusive, sendo utilizado pela UnB desde 2016. Em resposta a essa maior utilização de sistemas de informação do trabalho, a auditoria de sistemas tem como foco avaliar e validar as informações contidas nesses softwares, com o intuito de garantir a integridade de toda a rede de dados utilizados na gestão de uma entidade. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a integridade da informação, contida no SEI, dos processos de compras da universidade de Brasília. Para a realização da pesquisa, foram analisados, através do SEI, os processos de compras da universidade de 2016 a 2018, e também, foi feita a aplicação de questionário aos servidores da instituição sobre o sistema. Após análise das pesquisas, foi comprovado que o sigilo da informação contida no SEI é falha, confirmando a necessidade da realização de uma auditoria de sistemas para garantir a confiabilidade desses softwares de informação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Ciências da Informação e Documentação, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.