Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LuizGustavoMartinsToledo_tcc.pdf727,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões e interpelações sobre a abordagem triangular na arte e educação
Autor(es): Toledo, Luiz Gustavo Martins
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Historiografia
Arte - estudo e ensino
Arte na educação
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 24-Ago-2020
Referência: TOLEDO, Luiz Gustavo Martins. Reflexões e interpelações sobre a abordagem triangular na arte e educação. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma leitura reflexiva da arte na educação, sobre as metodologias pedagógicas e a abordagem triangular. A leitura desencadeada neste trabalho transita – não apenas em uma revisão puramente bibliográfica, mas também entre questionamentos e investigações. A leitura realizada neste trabalho é expressiva, pois se mantém fiel ao seu caráter interpelativo, procurando intercalar teoria e prática a fim de atingir o seu objeto de estudo, que é a averiguação de que forma se pode tornar o ensino de artes visuais mais acessível dentro do contexto contemporâneo, enquanto disciplina a ser ministrada dentro da sala de aula. A reflexão se apresenta dentro da historiografia do ensino de arte no Brasil, da Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa, e de uma leitura reflexiva acerca do Evento Artístico como Pedagogia, de Maria Del Rosário Tatiana Fernández Méndez.
Abstract: This current undergraduate thesis presents a reflexive reading about art in the educational field, its pedagogical metodologies and the triangular aproach. The reading developed in this work isn't limited to a simple bibliographic revision, instead it brings questions and reviews. The reading made in this work is expressive, because it remains faithful to its interpelative character, seeking to intercalate theory and practice in order to reach its object of study, which is the investigation of what form can make the teaching of visual arts more accessible within of the contemporary context, as a discipline to be taught within the classroom. The reflection is presented within the historiography of art teaching in Brazil, the Triangular Approach by Ana Mae Barbosa, and a reflective reading about the Artistic Event as Pedagogy, by Maria Del Rosario Tatiana Fernández Mendéz.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons