Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2548
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_EuniceAparecidaAnjos.pdf211,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão de desempenho por competências e o comprometimento no trabalho
Autor(es): Anjos, Eunice Aparecida dos
Orientador(es): Hirata, Elizabeth
Assunto: Gestão de desempenho
Comprometimento organizacional
Competências organizacionais
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 20-Jan-2012
Referência: ANJOS, Eunice Aparecida dos. A gestão de desempenho por competências e o comprometimento no trabalho. 2010. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Objetivou-se nesta pesquisa descrever a percepção dos funcionários de uma instituição pública bancária acerca da gestão de desempenho baseada nas competências e identificar o seu comprometimento com o trabalho. O tema proposto teve origem na necessidade de aprofundar o conhecimento e de saber como aplicar as noções de competências, desempenho e comprometimento organizacional e também de compreender como essas noções estão articuladas entre si e com o mundo do trabalho. A pesquisa caracteriza-se quanto à abordagem como quantitativa e com relação aos objetivos como descritiva. Os questionários foram aplicados pessoalmente e por e-mail, obtendo-se o retorno de 30 respondentes. A análise dos resultados sobre a percepção dos empregados acerca da Gestão de Desempenho por Competências parece apontar para a concordância com o modelo, principalmente quando se foca o desenvolvimento profissional e planejamento da carreira. A discordância paira sobre o processo avaliativo de desempenho. Apesar de relativa concordância de que a GDPC contribua para o aumento no comprometimento com o trabalho, foi identificada uma prevalência do vínculo normativo, ou seja, de acordo com a conceitualização de Meyer e Allen, o funcionário permanece na Empresa porque se sente obrigado. Competência, desempenho e comprometimento são alvos constantes de pesquisas e o alcance do objetivo proposto deve-se em conjunto ao suporte de questões ramificadas dessa premissa, da pesquisa realizada com base noutras experiências com semelhante escopo e também por ter sido pautada na vasta literatura disponibilizada na Academia. Ainda que limitado espera-se possa este trabalho contribuir para o enriquecimento dos conceitos e que se constitua mesmo uma provocação para novos estudos sobre o tema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2548
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons