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Título: A publicidade em saúde no Brasil : uma análise das campanhas nacionais de dengue dos últimos cinco anos
Autor(es): Rumpf, Raíssa Monnerat
Orientador(es): Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
Assunto: Saúde pública
Dengue
Propaganda
Semiótica
Data de apresentação: Jun-2019
Data de publicação: 23-Nov-2020
Referência: RUMPF, Raíssa Monnerat. A publicidade em saúde no Brasil: uma análise das campanhas nacionais de dengue dos últimos cinco anos. 2019. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O tema da dengue no Brasil é de urgente debate. Este trabalho visa abordar parte da questão, no que tange o campo da comunicação e mais especificamente, o da publicidade. Por meio de um histórico das políticas públicas em saúde no país e da publicidade no que tange a questão da comunicação em saúde, contextualizou-se o recorte e constitui-se o referencial teórico para embasamento desta pesquisa. Com base em um levamento das campanhas dos últimos cinco anos em comunicação de dengue, fez-se uma análise semiótica dos ícones, signos e do sentido denotativo e conotativo das peças escolhidas, para que assim, fosse analisada a possível influência que estes elementos exercem na compreensão da mensagem por parte do público.
Abstract: The topic of dengue in Brazil is an urgent debate. This paper aims to address the issue regarding communication and more specifically, advertising. Through a history of public health policies in the country and publicity regarding the issue of communication in health. This history constituted and contextualized the theoretical framework for this research. A semiotic analysis of the icons, signs and the denotative and connotative meaning of the chosen advertisement pieces was carried out based on a series of campaigns over the last five years in dengue communication. This was carried out in order to analyze the possible influences of these elements on the public's understanding of the message conveyed by the dengue campaigns.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2018.
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