Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2626
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AdrianaLobodosPrazeres.pdf697,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Participação e controle social : a participação dos conselheiros no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal
Autor(es): Prazeres, Adriana Lobo dos
Orientador(es): Souza, Perci Coelho de
Assunto: Assistência social
Participação social
Política social
Controle social
Data de apresentação: 12-Dez-2011
Data de publicação: 26-Jan-2012
Referência: PRAZERES, Adriana Lobo dos. Participação e controle social: a participação dos conselheiros no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal. 2011. 55 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo teve o objetivo geral de analisar a participação, no âmbito dos Conselhos, dos representantes da sociedade civil e também os governamentais com assento no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal no ano de 2010. Para isso, buscou-se dados relativos as categorias frequência, rotatividade e correlação de força presentes no decorrer do processo de gestão do CAS/DF em 2010. O estudo foi feito com base nas análises das atas referentes ao ano de 2010. Ao todo foram analisadas quinze (15) atas das reuniões de Pleno - que é o órgão máximo de deliberação do CAS/DF e tem como atribuição especial e privativa a apreciação e deliberação sobre a Política de Assistência Social – no período de fevereiro a novembro, considerando as reuniões ordinárias e extraordinárias. O estudo revelou que há instabilidades na representação governamental assim como na representação da sociedade civil ao demonstrar os dados referentes às deliberações. Diante dos aspectos desvendados, a hipótese de que o CAS/DF é um espaço de negociação e articulação para a efetivação do controle social não foi validada, pois o espaço conselhista em questão ainda apresenta fragilidades quanto a categorias consideradas essenciais para o alcance dos objetivos que possuem estes espaços.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2010.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons