Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26428
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MariaLuizaDeAndradeRodrigues_tcc.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema microfluídico equipado com microbombas piezoelétricas para a realização de análises por quimiluminescência
Autor(es): Rodrigues, Maria Luíza de Andrade
Orientador(es): Fonseca, Alexandre
Assunto: Quimiluminescência
Imagens digitais
Química analítica
Piezoeletricidade
Smartphones
Aplicativos
Data de apresentação: 9-Jul-2019
Data de publicação: 26-Jan-2021
Referência: RODRIGUES, Maria Luíza de Andrade. Sistema microfluídico equipado com microbombas piezoelétricas para a realização de análises por quimiluminescência. 2019. vii, 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Ao longo dos anos, diversas pesquisas foram desenvolvidas na área da Química Analítica voltadas para a construção de equipamentos miniaturizados e portáteis. Nessa perspectiva, foram criados os microdispositivos fluídicos, que consistem num conjunto de ductos com proporções da ordem de micrômetros impressos em um substrato pelos quais se dá a passagem das soluções necessárias para análise. Esses microssistemas permitem o consumo de uma menor quantidade de reagentes e amostra; produzindo, inclusive, menos resíduos durante a determinação. Além disso, eles proporcionam um maior número de análises e podem apresentar resultados analíticos semelhantes ou até mesmo mais satisfatórios se comparados aos métodos usualmente empregados. No entanto, nota-se que a miniaturização e a portabilidade do sistema como um todo são prejudicados devido às dimensões dos dispositivos de bombeamento das soluções, das válvulas e dos detectores dos sinais analíticos, bem como devido ao fato desses três componentes serem controlados por um computador. Perante o exposto, o trabalho em questão propõe a construção de um aparato para análises baseadas em reações quimiluminescentes de fato miniaturizado e portátil, constituído por chips microfluídicos conectados a micro-bombas com acionamento piezoelétrico para injeção das soluções nos microcanais, cujos comandos são fornecidos por meio de comunicação bluetooth enviada por um smartphone no qual se encontra instalado um aplicativo desenvolvido na linguagem Java de programação. Ademais, esse aplicativo também possui a função de captar a luminescência da reação em tempo real para que os analitos possam ser determinados com base nos valores do sistema RGB das imagens.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.