Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26808
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_KelvisRiosLira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)329,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A curiosidade epistemológica no processo de ensino e aprendizagem de licenciandos (as) em ciências naturais
Autor(es): Lira, Kelvis Rios
Orientador(es): Silva, Thatianny Alves de Lima
Assunto: Professores - formação
Professores de ciência - formação
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 27-Jun-2019
Data de publicação: 22-Fev-2021
Referência: LIRA, Kelvis Rios. A curiosidade epistemológica no processo de ensino e aprendizagem de licenciandos (as) em ciências naturais. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: A curiosidade (espontânea e epistemológica) podem contribuir com os processos de ensino e aprendizagem. A formação inicial de professores(as) pode também ser incitada no que tange a curiosidade, favorecendo reflexões de futuros(as) docentes sobre o papel da curiosidade em processos formativos. O objetivo deste trabalho foievidenciar, a partir de uma revisão literária, as produções acadêmicas que relatam as contribuições da curiosidade epistemológica nos processos de ensino e aprendizagem de licenciandos(as) em ciências naturais de estudos e investigações científicas sobre a temática em base de dados do Google Acadêmico e do Repositório de Dissertação e Teses da UnB. Foi possível perceber grande número de produções acadêmicas na primeira, a maioria tratando da curiosidade em outros níveis de educação. Percebeu-se também uma escassez de trabalhos quanto ao papel da curiosidade epistemológicas em diferentes níveis educacionais. Outro aspecto relevante foi a escassez de produções que abordem a curiosidade epistemológica na formação de professores(as) de ciências naturais. Diante desta pesquisa, evidencia-se a necessidade de produções nesta área, percebendo o grande valor formativo que a curiosidade, em especial a curiosidade epistemológica, possui na formação de professores(as) de ciências naturais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.