Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MariaClaraColonnaVasconcelos_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)560 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Thatianny Alves de Lima-
dc.contributor.authorVasconcelos, Maria Clara Colonna dos Santos e-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Maria Clara Colonna dos Santos e. Corpo e ensino de ciências: favorecendo (auto)percepção do corpo e contribuindo para aprendizagens numa perspectiva engajada. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.pt_BR
dc.description.abstractAo observar o Ensino de Ciências, identifico há problemas relacionados ao ensino do corpo humano. Uma delas é que o mesmo é percebido quase que exclusivamente a partir dos seus aspectos biológicos, deixando de lado elementos como identidade, influências de caráter cultural e histórica.Com isso, elaboro enquanto hipótese que o favorecimento da (auto)percepção do corpo pode colaborar com aprendizagens sobre este tema. Para isso, foi proposto intervenção com o intuito de identificar as percepções de estudantes sobre o corpo humano. A partir da análise desses dados, foi possível elaborar uma proposta de intervenção que favoreça a (auto)percepção de estudantes sobre o corpo humano. Se tratando de pesquisa em educação, a pesquisa qualitativa com delineamento em pesquisa-ação foi escolhida. Os instrumentos de coleta de dados foram o diário de campo descritivo da pesquisadora, produções dos/das estudantes, questionário diagnóstico. A análise de dados feita mediante as compreensões de Lüdke e André (1986). A intervenção realizada, trouxe contribuições quanto à importância da postura reflexiva e investigadora da própria prática. Além disso, a partir da compreensão dos/das discentes sobre corpo foi possível elaborar proposta interventiva que buscasse na (auto)percepção do corpo humano, forma de potencializar as aprendizagens quanto aos conteúdos que envolvem o mesmo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCorpo humanopt_BR
dc.subject.keywordAnatomia humanapt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titleCorpo e ensino de ciências : favorecendo (auto)percepção do corpo e contribuindo para aprendizagens numa perspectiva engajadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-22T12:38:53Z-
dc.date.available2021-02-22T12:38:53Z-
dc.date.submitted2019-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26812-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.