Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27474
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MylleneAlvesJordaoSantana_tcc.pdf744,79 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAbreu, Delmary Vasconcelos de-
dc.contributor.authorSantana, Myllene Alves Jordão-
dc.identifier.citationSANTANA, Myllene Alves Jordão. Construindo a aprendizagem da docência de música: um estudo com narrativas de um professor de música do IFB-CSAM. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como objeto de estudo a minha aprendizagem da docência em diálogo com um professor de música de educação básica e que fez parte da minha formação no processo de Estágio Supervisionado em Música. Escolhi retomar esse campo empírico para fazer uma entrevista narrativa com esse professor a fim de ampliar conhecimentos sobre a docência de música em escolas de educação básica. Tomei como objetivo compreender como se constrói o docente, como ele dá forma às suas experiências e a relação dele com a formação musical de alunos, na perspectiva de um professor de música do ensino médio. Os conceitos que fundamentaram este trabalho são da docência de música e aprendizagem da docência. A metodologia utilizada baseia-se na Pesquisa (Auto)biográfica com fontes escritas oriundas da dissertação de mestrado desse professor e fontes orais obtidas em uma entrevista narrativa. Neste caso, os resultados apontaram que a aprendizagem da docência pode ser previamente antecipada quando o sujeito da formação se abre para o diálogo com a literatura em consonância com a prática e observação das aulas no estágio supervisionado, se formando com aquilo que o docente de música da escola conta como faz e o que fez para agir desse ou daquele modo. Assim, foi possível refletir no meu memorial formativo a minha própria trajetória do aprendizado da docência de música que vem ocorrendo com minhas ações formativas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsica na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica e juventudept_BR
dc.subject.keywordProfessores de músicapt_BR
dc.titleConstruindo a aprendizagem da docência de música : um estudo com narrativas de um professor de música do IFB-CSAMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-10T18:03:15Z-
dc.date.available2021-05-10T18:03:15Z-
dc.date.submitted2020-10-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27474-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.