Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27849
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GabrielLucenaRamos_tcc.pdf7,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Segurança em ambientes virtualizados : análise do comportamento de redes virtuais a ataques de rede
Autor(es): Ramos, Gabriel Lucena
Orientador(es): Deus, Flávio Elias Gomes de
Assunto: Redes virtuais
Segurança da informação
Comunicações digitais
Redes de computação - medidas de segurança
Nuvem (Computação)
Data de apresentação: Jul-2019
Data de publicação: 28-Jun-2021
Referência: RAMOS, Gabriel Lucena. Segurança em ambientes virtualizados: análise do comportamento de redes virtuais a ataques de rede. 2019. xii, 70 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A virtualização se desenvolveu muito nos últimos 10 anos. A expansão do uso de uma in- fraestrutura virtualizada e mais recentemente o uso das tecnologias de computação em nuvem dão uma grande visibilidade as tecnologias de virtualização e com isso novos ataques voltados a virtualização tem surgido. As redes virtuais trouxeram um novo modo de trabalho e com ele uma maior segurança contra-ataques já conhecidos. Contudo a adaptação de ataques voltados a rede física para as redes virtuais também ocorre e ataques já bem conhecidos podem ser executados em redes virtuais sem nenhum problema. Apesar dos esforços para criar soluções de virtualiza- ção seguras ainda existem vulnerabilidades com formas de prevenção conhecidas que podem ser facilmente exploradas em ambientes virtuais. Este trabalho analisará o comportamento de duas soluções de virtualização (VMware vSphere ESXi e Microsoft Hyper-V) em relação a alguns ataques de rede dentro de redes virtuais. O trabalho mostrará como os virtualizadores se comportam a alguns ataques de rede com as suas medidas protetivas ativas e até onde eles conseguem prevenir tais ataques. Dentre os ataques escolhidos no trabalho estão sniffing, spoofing e port scan. No caso de sniffing a rede virtual foi capaz de evitar os ataques com as proteções ativadas. Em relação a spoofing mesmo com as proteções ativas não conseguiu se proteger. E para port scan não havia nenhum tipo de proteção, apenas métodos que limitam o campo de atuação. As redes virtuais têm um grande potencial para a segurança, mas ainda têm vulnerabilidades a ataques simples e conhecidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.