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Título: O uso de Projective Mapping/Napping® e Ultra-flash Profiling para análise sensorial descritiva por consumidores : uma revisão sistemática
Autor(es): Nascimento, Railane Pereira do
Orientador(es): Pineli, Lívia de Lacerda de Oliveira
Assunto: Consumidores - comportamento de compra
Alimentos - avaliação sensorial
Alimentos - análise
Data de apresentação: 10-Dez-2020
Data de publicação: 21-Jul-2021
Referência: NASCIMENTO, Railane Pereira do. O uso de Projective Mapping/Napping® e Ultra-flash Profiling para análise sensorial descritiva por consumidores: uma revisão sistemática. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Métodos descritivos rápidos são flexíveis, econômicos e podem ser utilizados por avaliadores semi-treinados e consumidores. Devido ao crescimento de estudos sensoriais envolvendo o uso destes métodos e da hipótese de que consumidores não treinados podem discriminar e descrever amostras com precisão, o objetivo desta revisão foi analisar se consumidores não treinados conseguem caracterizar amostras de forma confiável e eficaz usando os métodos Projective Mapping/Napping® e Ultra-flash Profiling. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e leitura integral dos artigos, 51 estudos integraram a revisão e foram analisados. Análise dos estudos demonstrou que consumidores são eficazes na discriminação de amostras com diferenças globais altamente perceptíveis, mas não para amostras com diferenças sutis. Outras limitações foram encontradas, como impossibilidade de interpretação das diferenças de percepção sensorial entre os consumidores ao discriminarem as amostras e o uso predominante de termos hedônicos para as descrever.
Abstract: Rapid descriptive methods are flexible, economics and they can be used by semi- trained evaluators and consumers. Due to the sensorial studies growth involving the usage of these methods and of the hypothesis that untrained consumers can discriminate and describe samples with precision, the objective of this paper was to analyse whether the untrained consumers are able to categorise samples in a reliable and effective way, by using the Projective Mapping/Napping® and the Ultra-flash Profiling methods. After applying the criterion of inclusion, exclusion and an integral reading of the articles, 51 studies integrated this revision and were analysed. Analysis of the study has demonstrated that consumers are effective to discrimination of samples with global differences highly perceptive, but not when it comes to those samples with subtle differences. Other limitations were seen, such as the impossibility of interpretation of the differences of sensorial perception among the consumers when discriminating the samples and the predominant use of hedonic terms to describe.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2020.
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