Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2801
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LauraCarvalhoMotaeSilva (2).pdf392,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os riscos da memória no bordado de Autran Dourado
Autor(es): Silva, Laura Carvalho Mota e
Orientador(es): Almarza, Sara
Assunto: Dourado, Autran, 1926-2012
Literatura
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: SILVA, Laura Carvalho Mota e. Os riscos da memória no bordado de Autran Dourado. 2011. 45 f. Monografia (Licenciatura e Bacharelado em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A memória sempre foi objeto de reflexão do homem e esteve presente na Literatura como temática ou imbricada no próprio fazer literário, já que fazer literatura, seja ela oral ou escrita, é contribuir para a construção de uma memória (de um grupo, de um povo ou do próprio homem). A memória faz-se em O risco do bordado, de Autran Dourado, elemento essencial ao se considerar o romance um texto sobre as memórias de um personagem, mas também como parte integrante da estrutura narrativa, revelando uma habilidade primorosa por parte do autor. Mostrarei como as técnicas narrativas empregadas pelo autor estão a serviço da memória, objetivando estabelecer posteriormente uma relação entre a teoria literária e a filosofia da memória.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons