Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28064
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_IvarlenDeSousaSantos_tcc.pdf3,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão do conhecimento no Escritório de projetos do Exército (EPEx)
Autor(es): Santos, Ivarlem de Sousa
Orientador(es): Dechandt, Siegrid Guillaumon
Assunto: Gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento nas organizações
Exército brasileiro
Gestão de projetos
Data de apresentação: 25-Set-2020
Data de publicação: 30-Jul-2021
Referência: SANTOS, Ivarlem de Sousa. Gestão do conhecimento no Escritório de projetos do Exército (EPEx). 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho aborda as características de Gestão do Conhecimento (GC) implementadas pelo Escritório de Projetos do Exército (EPEx). Os objetivos do trabalho foram alcançados por meio de revisão bibliográfica, que permitiu conhecer diversos outros modelos de GC, de análise documental, que permitiu avaliar os processos de GC utilizados no EPEx, e de observação participante, que possibilitou explorar os conceitos e processos utilizados na GC do EPEx, evidenciando o Repositório do Conhecimento (RC). Considerando os processos abordados, principalmente as plataformas digitais, EBConhecer e BDEx, há de se destacar o software GPEx que tem por finalidade ajudar os gerentes de projetos com o acompanhamento das informações em tempo real. O autor buscou focar seu trabalho na seguinte questão: "quais são as características de gestão do conhecimento do EPEx?". Verificou-se que a institucionalização do programa de implementação sejam apresentados em trabalhos futuros. Cabe ressaltar que o trabalho não esgota o assunto, apenas analisa superficialmente o tema, com o intuito de nivelar conhecimentos para futuros estudos sobre o assunto.
Abstract: The present work deals with Knowledge Management (KM) characteristics implemented by the Army Project Office (EPEx). Its objectives were achieved through bibliographic review, which knows several other KM models, documentary analysis, which evaluates the KM processes used in EPEx, and participant observation, which made it possible to explore the concepts and processes used in EPEx KM, evidencing the Knowledge Repository (RC). Characterized by specific processes, mainly digital plataforms, EBConhecer and BDEx, the GPEx software should be hightlighted, witch is important to help project managers with the monitoring of information in real time.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Especialização em Gestão de Projetos, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Projetos



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.