Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28808
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CalebeMelloCerqueira_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Política de transparência da CLDF : limites e possibilidades quanto ao seu uso para o controle social
Autor(es): Cerqueira, Calebe Mello
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Accountability
Transparência pública
Controle social
Data de apresentação: 2-Dez-2020
Data de publicação: 6-Out-2021
Referência: CERQUEIRA, Calebe Mello. Política de transparência da CLDF: limites e possibilidades quanto ao seu uso para o controle social. 2020. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A transparência das ações governamentais visa possibilitar o controle, pois sem informações confiáveis, relevantes e oportunas não há possibilidade de os atores políticos ativarem os mecanismos de responsabilização quando se notar algum procedimento inadequado, por isso se faz necessário mostrar as condições de implementação da política de transparência da CLDF. Para tanto, este estudo tem o objetivo de descrever a atual política de transparência da CLDF e suas possibilidades de estímulo ao controle social respondendo à pergunta “de que forma a CLDF tem implementado uma política de transparência desde 2012 no sentido de impulsionar o exercício do controle social sobre suas ações?”. Portanto, usou-se uma metodologia de estudo de caso, de caráter exploratório por meio de uma análise com abordagem mista, utilizando-se folha de sumário de dados como instrumento de pesquisa. Obtendo-se os resultados que, na CLDF, as legislações sobre transparência não abrangem todos os conceitos analisados, são inexistentes legislações a respeito dos conceitos de controle social e que o site da CLDF não corresponde integralmente com as legislações. Conclui-se que é necessário avançar na legislação sobre transparência e em especial sobre controle social e tornar as informações do site mais confiáveis, relevantes e tempestivas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.