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Título: Otimização topológica utilizando o método de material isotrópico com penalização (MISP) com suavização de geometria
Autor(es): Muniz, Vinícius dos Santos
Orientador(es): Anflor, Carla Tatiana Mota
Assunto: Otimização estrutural
Método dos elementos finitos
Algoritmos de computador
Data de apresentação: 11-Dez-2019
Data de publicação: 18-Out-2021
Referência: MUNIZ, Vinícius dos Santos. Otimização topológica utilizando o método de material isotrópico com penalização (MISP) com suavização de geometria. 2019. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O aprimoramento computacional e o uso de métodos numéricos permitiram um desenvolvimento significativo do campo de otimização estrutural. O primeiro algoritmo de otimização estrutural proposto considerou a otimização de tamanho/parâmetro seguida pela otimização de forma, Silva (2002). No entanto, o remalhamento e as alterações na geometria durante o processo de otimização não eram possíveis. Bendsøe e Kikuchi (1988) propuseram o método da homogeneização, que consiste em utilizar a teoria dos compósitos para transformar a otimização da forma em uma distribuição de material, permitindo assim a otimização da topologia. Sigmund (2001) implementou o método de homogeneização usando apenas o algoritmo de 99 linhas escrito em Matlab®. O contorno do domínio otimizado resulta com aspecto de dente de serra, não sendo adequado para um processo de fabricação simples. Neste estudo, a otimização da topologia é realizada usando a rotina de 99 linhas e os projetos otimizados são suavizados usando as curvas Spline, Bézier e Hermite. Uma pesquisa abrangente sobre essas curvas, bem como a aplicação, é discutida neste trabalho. No projeto final, os elementos com densidade maior que um valor específico (0,3 e 0,9) foram suavizados através das curvas paramétricas. A influência dessas opções no design suavizado foi investigada e discutida. Após o processo de suavidade o projeto ótimo gerado por cada uma das curvas é avaliado numericamente usando o método dos elementos finitos para recuperar os campos de tensão e deformação. As estruturas utilizando curvas de Bézier apresentaram menos irregularidades que as curvas de Spline e Hermite. Bem como o uso de densidades maiores que 0,3 apresentaram um acréscimo de 0,240 Kg a estrutura final. Além disso os campos de tensão e deformação demonstraram um aumento ao se utilizar densidades maiores que 0,9.
Abstract: The computational enhancement and the use of numerical methods allowed a significant development of the structural optimization field. The first purposed structural optimization algorithm considered the sizing optimization (also known as parameter optimization) followed by the shape optimization, Silva (2002). However, the remeshing and changes in the geometry during the optimization process were not possible. Bendsøe e Kikuchi (1988) proposed the homogenization method, which uses the composites theory to transform the shape optimization in material distribution, thus allowing the topology optimization. Sigmund (2001) implemented the homogenization method using only 99 lines algorithm written in Matlab®. The optimized design results as a sawtooth aspect being not suitable for a straightforward manufacturing process. In this study, the topology optimization is performed by using the 99 lines routine and the optimum designs are smoothed by using Spline, Bézier and Hermite curves. A comprehensive survey about these curves as well as the application is discussed herein. In the final design, those elements with a density higher than a specific value (0.3 and 0.9) were smoothed through the parametric curves. The influence of these choices on the smoothed design was investigated and discussed. After the smoothness process, the optimum design generated for each curve is numerically evaluated by using finite element method in order to recover the stress and strain fields. The smoothed structure using Bézier curves presented fewer irregularities than Spline and Hermite curves. Moreover, the structures using densities higher than 0.3 provided mass increase of 0.240 Kg. Besides that the stress and strain fields demonstrated increase in the structures using elements with densities higher than 0.9.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Curso de Engenharia Automotiva, 2019.
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