Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28989
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaThaynáAraújoBatista_tcc.pdf2,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank
Autor(es): Batista, Ana Thayná Araújo
Orientador(es): Dantas, Edmundo Brandão
Assunto: Marketing
Marca
Branding (Marketing)
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 20-Out-2021
Referência: BATISTA, Ana Thayná Araújo. Posicionamento de marca na comunicação digital: um estudo de caso da Fintech Nubank. 2021. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Tendo em vista a Revolução da TIC nas instituições financeiras e no consumidor, as empresas precisaram se reinventar através da tecnologia para entregar além de serviços, mas, também, identificação subjetiva com a marca. Diante disso, foi realizado um estudo de caso da Nubank para analisar como ela posicionou sua marca na comunicação digital para criar vantagem competitiva. Para tanto, foram analisados os canais de comunicação digital; comparados os posicionamentos de marca da Nubank e do Banco do Brasil Digital; e identificada a vantagem competitiva da Nubank. A pesquisa foi exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, com base em material documental e bibliográfico, seguida pela avaliação do conteúdo. Verificou-se que o posicionamento de marca adotado influenciou na comunicação da Nubank, pois se apresentaram alinhados, ambos em oposição aos bancos tradicionais. Ela fez isso através do reforço constante das premissas da marca em uma aparente ação de Branding que transpassou todos os seus esforços. Portanto, a vantagem competitiva da fintech foi a cultura empresarial por ter sido diretriz da comunicação e a posicionado de forma inovadora no setor bancário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.