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Título: Reformas curriculares e ensino de Ciências e Biologia : o que dizem professores(as) da rede pública de educação básica
Autor(es): Lisboa, Caroline Almeida
Braga, Isabela Carolina Silva Vieira
Orientador(es): Liporini, Thalita Quatrocchio
Assunto: Ensino médio
Prática de ensino - biologia
Professores - prática profissional
Prática de ensino - ciências
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 22-Fev-2022
Referência: LISBOA, Caroline Almeida; BRAGA, Isabela Carolina Silva Vieira. Reformas curriculares e ensino de Ciências e Biologia: o que dizem professores(as) da rede pública de educação básica. 2021. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Nos últimos anos, a educação básica brasileira experienciou a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos novos currículos estaduais. Apesar de documentos curriculares serem importantes norteadores da prática docente, o contexto político nacional no qual estes documentos foram criados levantam questionamentos sobre os impactos negativos que currículos esvaziados e pragmáticos podem trazer à prática docente. O objetivo geral deste trabalho foi identificar e analisar a concepção de professores de Ciências e Biologia das escolas públicas do Brasil sobre as reformas curriculares que ocorreram nos últimos anos, que inclui a implementação da BNCC, seu desdobramento nos currículos escolares estaduais e municipais e a Reforma do Ensino Médio. Para tal, disponibilizamos questionário on-line para professores de Ciências e Biologia. Obtivemos respostas de professores dos estados do Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Distrito Federal e São Paulo. Com base nas respostas obtidas, pôde-se perceber que a maioria dos participantes dessa pesquisa, apesar de conseguirem descrever características destes documentos, não dimensionam os contextos político e social nos quais estes foram criados, e tampouco as consequências que sua implementação pode trazer para o ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia. Conclui-se que é fundamental que o docente saiba avaliar os contextos político e social nos quais estes documentos foram produzidos e o que está por trás dessas reformas: um ensino pragmático, tecnicista e utilitário, que não dá chance de ascensão para a classe trabalhadora.
Abstract: In recent years, basic education in Brazil has experienced the implementation of the Common National Curriculum Basis (BNCC) and the reformulation of local curricula for each Brazilian state. Although curriculum documents are important guides for pedagogical practice, the national political context in which these documents were created raise questions about the negative impacts that empty and pragmatic curricula can bring to pedagogical practice. The objective of this work was to identify and analyze the conception of Science and Biology teachers of public schools in Brazil about the curricular reforms that have taken place in recent years, which includes the implementation of the Common National Curriculum Basis (BNCC). To achieve this, we provide an online questionnaire for Science and Biology teachers. We obtained responses from teachers from the states of Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Distrito Federal and São Paulo. Based on the responses obtained, it was found that the majority of the participants of this research, despite being able to describe characteristics of these documents, do not dimension the political and social contexts in which they were created. It is concluded that it is essential that teachers know the political and social contexts in which these documents were produced, how they can affect the student’s learning and what is behind these reforms: a pragmatic, technical and utilitarian teaching, which does not benefit the working class.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2020.
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