Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30005
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsabelaDeCastro_MilenaLeite_tcc.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAvanzi, Maria Rita-
dc.contributor.authorCastro, Isabela Bezerra de-
dc.contributor.authorLeite, Milena da Silva-
dc.identifier.citationCASTRO, Isabela Bezerra de; LEITE, Maria Rita. Perspectivas sobre a contribuição do trote ecológico para a formação de professores de Ciências e Biologia da Universidade de Brasília. 2021. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA formação docente é ampla, perpassa por diversos aspectos do indivíduo em formação e do coletivo onde este está inserido e compreende diversos espaços de educação, dentre os quais estão os espaços de educação não formal. Este trabalho é um estudo de caso sobre o trote universitário intitulado Trote Ecológico (TROTECO), um projeto de educação não formal, organizado por estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB). Nele busca-se compreender o papel desse projeto na formação docente, segundo a visão dos próprios organizadores. Para isso, um questionário exploratório foi aplicado e com base nas respostas obtidas quatro organizadores foram selecionados para participarem de uma entrevista narrativa, com o intuito de compreender suas perspectivas acerca das contribuições do TROTECO para suas formações. Para a análise das respostas do questionário e das narrativas geradas foram utilizadas seis categorias: histórico do Trote Ecológico; prática docente; aprendizagem e trabalho coletivo; planejamento e adaptação; afetividade e subjetividade; e trote universitário. Com base nos resultados obtidos, compreende-se o TROTECO como um potencializador da formação docente dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da UnB. Por meio desse projeto os estudantes desenvolvem habilidades pertinentes à prática docente, maior autonomia e uma rede social e afetiva que pode colaborar com sua formação. Além disso, sugere-se que o TROTECO colabora para ressignificar o contexto violento em que se enquadram os trotes universitários.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação não-formalpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.titlePerspectivas sobre a contribuição do trote ecológico para a formação de professores de Ciências e Biologia da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-24T11:11:55Z-
dc.date.available2022-02-24T11:11:55Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30005-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Teacher training is broad, it goes through several aspects of the individual in training and the collective where they are inserted and comprises several spaces of education, among which are the non-formal education spaces. This paper is a case study about the university hazing named Trote Ecológico (TROTECO), a non-formal education project organized by students from the Biological Sciences major at the University of Brasília (UnB). It seeks to understand the role of this project in teacher training, according to the vision of the organizers themselves. For this, an exploratory questionnaire was applied and based on the answers obtained, four organizers were selected to participate in a narrative interview, in order to understand their perspectives about the contributions of TROTECO to their education. For the analysis of the questionnaire answers and the narratives generated, 6 categories were used: TROTECO hazing history; teaching practice; learning and collective work; planning and adaptation; affectivity and subjectivity; and university hazing. Based on the analysis of the results obtained, the TROTECO is understood as a potentializer of the teaching formation of the students from the Biological Sciences major at UnB, through this project the students develop relevant skills to the teaching practice, more autonomy and a social and affective network that can collaborate with their formation. Moreover, it is suggested that the TROTECO collaborates to give a new meaning to the violent context in which university hazing is framed.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.