Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30079
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarianaMouraoMatos_tcc.pdf2,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de imagens digitais e dispositivos de papel para determinação fluorimétrica de vitamina B2 em suplementos
Autor(es): Matos, Mariana Mourão
Orientador(es): Fonseca, Alexandre
Assunto: Riboflavina
Vitamina B12
Análise química
Data de apresentação: 5-Nov-2021
Data de publicação: 8-Mar-2022
Referência: MATOS, Mariana Mourão. Uso de imagens digitais e dispositivos de papel para determinação fluorimétrica de vitamina B2 em suplementos. 2021. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química Tecnológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho dispõe sobre a determinação de riboflavina, mais conhecida como vitamina B2, em suplementos utilizando um instrumento lab-made, dispositivos de papel (µPAD) e imagens digitais. Foram realizados testes no instrumento utilizando soluções padrão de riboflavina de diversas concentrações para definir a linearidade da curva, a repetitividade do método, a precisão e a exatidão. Para a determinação da vitamina B2 foram escolhidos suplementos em xarope, comprimidos efervescentes e soluções em gota, estes foram diluídos para a realização da análise e o resultado foi comparado com os do método de referência, espectrometria de fluorescência. Ao final, o método proposto obteve erros relativos menores que 5% e precisões que variaram de 2,5% a 9%, o que demonstra a sua eficiência para realização de análises em laboratório e em campo.
Abstract: This work is about the determination of riboflavin, better known as vitamin B2, in supplements using a lab-made instrument, paper devices (µPAD) and digital images. Tests were performed on the instrument using riboflavin standard solutions of various concentrations to define curve linearity, method repeatability, precision and accuracy. For the determination of vitamin B2, supplements in syrup, effervescent tablets and drop solutions were chosen, these were diluted for analysis and the result was compared with those of the reference method, fluorescence spectrometry. In the end, the proposed method had relative errors less than 5% and accuracies ranging from 2.5% to 9%, which demonstrates its efficiency for carrying out analyzes in the laboratory and in field.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.