Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThaisCoratinidaSilva.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Caminhos do turismo cacaueiro: um olhar sobre o turismo rural e gastronômico do cacau
Autor(es): Silva, Thais Coratini da
Orientador(es): Zaneti, Tainá Bacellar
Assunto: Turismo e gastronomia
Turismo rural
Cacau
Chocolate
Data de apresentação: 17-Jun-2019
Data de publicação: 20-Abr-2022
Referência: SILVA, Thais Coratini.Caminhos do turismo cacaueiro: um olhar sobre o turismo rural e gastronômico do cacau. 2019. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o cenário do turismo cacaueiro e do chocolate no Brasil e no mundo a partir da visão do turismo rural e gastronômico em experiências nacionais e internacionais. Para alcançar este objetivo, utilizou-se a abordagem qualitativa, na qual foram analisadas teses, monografias, artigos, documentos institucionais e livros, em seu aspecto bibliográfico e documental. Na pesquisa buscou-se apresentar alguns conceitos de turismo rural e gastronômico, juntamente contextualizando a história do cacau, os tipos existentes de cacaueiros, como ocorre o processo de produção do chocolate, desde as amêndoas até o chocolate embalado, suas propriedades nutricionais e os benefícios que são gerados no corpo humano ao ingerir o chocolate. Apresenta alguns destinos, eventos e experiências que tem como o chocolate um dos principais fatores de atratividade. Ao final se considerou que o Brasil tem um grande potencial para a produção de chocolates finos, tendo em vista que possui grandes fazendas de cacau em diversas cidades e possui um clima e solo favoráveis a produção de cacau.
Abstract: The present article has the objective of analyzing the overall scenario of cocoa and chocolate tourism in Brazil and in the world from the perspective of rural and gastronomic tourism in national and international experiences. To achive this goal, a qualitative approach was chosen, to which monographies, articles, thesis and books were studied in bibliographical and documental aspects. During the research some concepts of rural and gastronomic tourism both, with a history of cocoa were sought as well as the many types of existing cocoa plantations, various types of existing cocoa plantations, how the chocolate production process occurs from almonds to the final packaged chocolate, its nutritional properties and the benefits that are attained by the human body from ingesting chocolate, This project also presents some touristic destinations events and experiences that have chocolate as one of the main factors
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.