Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30484
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GiselleMariannaSousaMartins_tcc.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do óleo da macaúba como potencial óleo básico de um biolubrificante
Autor(es): Martins, Giselle Marianna Sousa
Orientador(es): Politi, José Roberto dos Santos
Assunto: Lubrificação e lubrificantes
Óleos lubrificantes
Biolubrificantes
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 25-Abr-2022
Referência: MARTINS, Giselle Marianna Sousa. Análise do óleo da macaúba como potencial óleo básico de um biolubrificante. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A crescente demanda por produtos ecologicamente corretos e a busca de fontes alternativas de produção pela sociedade fazem com que novos projetos de pesquisa sejam desenvolvidos. Estudos já realizados mostram vantagens pelo uso de matérias-primas de origem vegetal em relação os de origem mineral visando menores impactos ambientais. No entanto, devido ao baixo desempenho de alguns padrões de qualidade exigidos como estabilidade oxidativa e térmica dos óleos vegetais, inúmeras reações têm sido propostas para remodelação química dos triglicerídeos que compõem estas oleaginosas e, dessa forma, conseguir a síntese de derivados com propriedades físico-químicas bem similares aos óleos lubrificantes convencionais. Com essa expectativa, foram produzidos derivados do óleo da polpa da macaúba por meio de reações de epoxidação, assim como a obtenção do diol, para eliminar os sítios oxidativos dos óleos vegetais, que são os principais responsáveis pela baixa estabilidade oxidativa e térmica dessas oleaginosas. O potencial dos derivados produzidos em se tornarem óleo básico foi avaliado por meio de análises de propriedades físico-químicas relevantes dos lubrificantes. O óleo da polpa, o epóxi do e o diol foram caracterizados por ressonância magnética nuclear (RMN 1H) e por espectroscopia vibracional na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). Como os derivados da polpa de macaúba não apresentaram o estado físico desejado, foi necessário realizar misturas com desses compostos com o óleo da polpa para que fossem realizadas análises físico-químicas já que os equipamentos só realizam medidas com amostras líquidas. Nas análises de viscosidade cinemática a 40°C e 100°C, foi possível perceber um aumento das viscosidades das misturas contendo derivado/óleo em relação ao do óleo da polpa de macaúba, contudo seus índices de viscosidades se apresentaram menores. Esse comportamento foi confirmado pelas diferentes porcentagens da mistura derivado/óleo. Assim, observou-se que quanto maior a porcentagem de óleo da polpa de macaúba nas misturas, maior foi a estabilidade em relação à mudança de temperatura apresentando melhores índices de viscosidade para serem considerados óleos básicos. Já para os índices de acidez total (IAT), os valores obtidos experimentalmente, tanto para o óleo da polpa da macaúba quanto para as misturas derivado/óleo, apresentaram valores exorbitantes comparados com o valor de parâmetro máximo aceitável segundo a norma ANP 669/2017, inviabilizando o lote para ser usado como óleo básico de um biolubrificante.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.