Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30616
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarianaMotaLopes_tcc.pdf448,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Amora, esperança de visibilidade de mulheres lésbicas na literatura
Autor(es): Lopes, Mariana Mota
Orientador(es): Nakagome, Patrícia Trindade
Assunto: Literatura brasileira
Lésbicas
Gênero - relações
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 12-Mai-2022
Referência: LOPES, Mariana Mota. Amora, esperança de visibilidade de mulheres lésbicas na literatura. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho busca uma reflexão, a partir do meu lugar, enquanto mulher lésbica e do meu local de privilégio acadêmico, sobre a proposta, o contexto e o s sucesso do livro Amora, escrito por Natalia Borges Polesso em 2015, e a reverberação política e estética provocada por seus contos. Ganhador do Prêmio Jabuti em 2016, Amora é revolucionário, único e singular pela forma literária em que ele foi escrito e pensado, pelo meio espaço-temporal em que ele foi publicado, pelo sucesso alcançado e pelo alvoroço causado no mercado editorial. A publicação e o sucesso de Polesso vieram em um contexto de avanços na popularização das discussões LGBTI+ fora do meio acadêmico, provocado pelo contexto político do Brasil desde a época. Desse modo, proponho uma discussão quanto ao sucesso e à visibilidade de um livro tão às margens dos moldes da crítica literária, a partir da problematização dessa premiação, do sucesso de Polesso com seu livro e da visibilidade de mulheres lésbicas na literatura brasileira contemporânea.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.