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dc.contributor.advisorVoltarelli, Monique Aparecida-
dc.contributor.authorSantos, Maila Yonara da Silva-
dc.identifier.citationSANTOS, Maila Yonara da Silva. A escuta das crianças nos documentos oficiais e diretrizes educacionais de educação infantil no Brasil. 2022. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa pretende analisar como a escuta das crianças aparece nos documentos oficiais e diretrizes educacionais para a Educação Infantil no Brasil. Refletindo sobre a visibilidade social das crianças, a conquista de seus direitos e as contribuições da Sociologia da Infância enquanto campo científico, percebemos que o processo percorrido pela infância e pelas crianças passou por muitos embates até chegar na atual consideração destas como cidadãos de direitos, sujeitos sociais ativos, com voz e vez. Utilizamos a análise documental como metodologia para identificar nos documentos citações de escuta, participação, consideração das formas de expressão das crianças e seu reconhecimento enquanto sujeitos de direitos. Através da análise foi possível identificar referências de escuta e participação, o que indica um grande avanço legal; contudo, em muitos momentos as citações eram supérfluas e voltadas para uma lógica adultocêntrica, podendo indicar ainda um longo caminho a se avançar nas Políticas de Educação Infantil para promoção do direito da criança de participar e ter sua escuta respeitada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordDiretrizes curricularespt_BR
dc.titleA escuta das crianças nos documentos oficiais e diretrizes educacionais de educação infantil no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe listening of children in the official documents and educational guidelines for child education in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-16T13:53:14Z-
dc.date.available2022-05-16T13:53:14Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30651-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to analyze how children's listening appears in official documents and educational guidelines for Early Childhood Education in Brazil. Reflecting on the social visibility of children, the conquest of their rights and the contributions of the Sociology of Childhood as a scientific field, we realize that the process covered by childhood and children went through many clashes until reaching the current consideration of them as citizens with rights, subjects active social groups, with voice and time. We used document analysis as a methodology to identify in the documents citations of listening, participation, consideration of children's forms of expression and their recognition as subjects of rights. Through the analysis, it was possible to identify references to listening and participation, which indicates a great legal advance; however, in many moments the citations were superfluous and focused on an adult-centric logic, and could indicate a long way to advance in Early Childhood Education Policies to promote the child's right to participate and have their listening respected.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



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